Você dono(a) de transportadora vai conferir neste post os tipos de frete existentes, talvez até já ouviu falar sobre alguns eles mas vamos conferir em detalhes sobre cada um.
Quem sabe entendendo melhor você até pense na possibilidade de adicionar algumas destas modalidades no seu leque de serviços ofertados aos clientes, vamos lá!
Fretes urgentes
O nome da nossa primeira modalidade é bem sugestivo, o que nos faz lembrar talvez na primeira impressão de veículos pequenos para transportar o que for urgente. Porém esta modalidade depende muito mais da atenção porque por vezes encomendas grandes também precisarão ser entregues urgentemente.
Ou seja, várias transportadoras tem uma variedade de veículos com diferentes tamanhos, mas depende mais da disponibilidade do veículo e da sua atenção para fornecer este serviço um pouco mais rápido.
Algumas empresas de transporte até se especializam nessa modalidade, provavelmente você já viu algum veículo na rua adesivado com a inscrição: ”Entregas urgentes” Tudo depende da necessidade de seus clientes, em alguns casos compensa a especialização para esse perfil de cliente, avalie.
Frete de carga seca
Este talvez seja o tipo de frete mais conhecido, caracteriza-se carga seca todas as cargas de produtos não perecíveis que podem ser transportadas sem a necessidade de grandes cuidados especiais desde que bem organizadas e presas, alguns exemplos de carga seca são:
Materiais para construção civil, ferragens, pneus, etc.
Frete de carga líquida
Para transportar esse tipo de carga é necessário veículos especiais como caminhões tanque, caminhão cisterna ou caminhão pipa, existem muitas regiões que necessitam transportar seus produtos a granel e não conseguem pois há carência de caminhões específicos para carregar leite e sucos por exemplo.
E outras regiões necessitam de transportar água para lavagem de ruas e usos diversos e quase sempre também não se encontra, e aí vai nossa dica, dê uma olhada e estude sua região, porque apesar de ser uma modalidade que requer investimento especial em caminhões se você estiver em uma região que demanda muito este tipo de frete, então pode ser um bom negócio.
Frete de carga frigorífica
Carga frigorífica é mais uma modalidade de frete que leva a nossa dica:
Observe sua região.
Porque isso, essa modalidade assim como as cargas líquidas também demandam veículos especiais que precisam garantir que a carga seja transportada e entregue ainda congelada, geralmente são caminhões baú
com câmaras frias embutidas.
São distancias quase sempre pequenas, dada a obrigatoriedade das cargas terem de ser entregues ainda congeladas, porém se sua empresa está instalada em regiões onde existem vários frigoríficos ao redor, é importante que você faça algumas contas, porque esse tipo de carga
custa entre 30% e 50% a mais do que os fretes em geral.
Dependendo da demanda pode ser vantajoso.
Por exemplo um frete de carga seca que você cobraria 2.000 reais
se fosse de carga frigorífica o preço poderia chegar em até 3.000 reais
ou até mais dependendo da particularidade do serviço.
Essa diferenciação no preço é por conta dos cuidados necessários com a carga e a garantia que ela chegue congelada ao destinatário.
Cargas perigosas
Essa modalidade é para o transporte de produtos geralmente químicos que oferecem riscos a população ou a natureza, como combustíveis e materiais radioativos por exemplo.
Esses materiais também precisam ser transportados em veículos especiais e demandam alguns cursos adicionais aos motoristas que irão executar o transporte desse tipo de carga, a não ser que essa seja a especialidade de seu negócio, recomendamos que você estude com bastante cautela se compensa investir nessa modalidade, dados os preparos e riscos do serviço.
Transporte de container
Essa modalidade também demanda caminhões específicos porém tem uma grande vantagem, é que a estrutura necessária para o transporte da mercadoria já está na caixa(container), sendo necessário que o caminhão tenha apenas o acoplamento para transportá-lo.
Foi criado justamente para facilitar o transporte de mercadorias, seja cargas secas, refrigeradas, grãos e até mesmo animais.
Cargas vivas
Essa modalidade é bastante particular e minusciosa, porque demanda uma cautela grandiosa do condutor, pois estará carregando animais vivos.
Geralmente o frete de carga viva só compensa em regiões onde há produtores e abatedouros próximos pois nestas condições de limitações geográficas dificilmente você terá fretes de longa distância com cargas vivas
Frete de medicamentos
Essa modalidade pode ser uma oportunidade para você ter pouquíssima concorrência.
Para transportar medicamentos é necessário cumprir uma série de requisitos como documentação, e até mesmo a contratação de um farmacêutico que será responsável pelo controle da distribuição e transporte dos medicamentos, apesar de tudo isso ainda
pode compensar muito.
Como a grande maioria das transportadoras não querem cumprir todos os requerimentos exigidos, você tem mais chances de oferecer um serviço ainda mais qualificado e cobrar valores realmente justos pelos fretes
com uma concorrência muito pequena
Frete Greneleiro
Resumidamente esta modalidade vida transportar os cereais e quase todos os tipos de grãos como milho, soja, feijão, etc
Cargas especiais e de grande porte
Nesta modalidade não vamos adentrar tanto pois são cargas que demandam projetos únicos para cada transporte, geralmente estão fora do padrão de peso e dimensões acima do permitido pelo cógido de transito brasileiro.
É preciso um planejamento/fracionamento minuscioso para executar o transporte desse tipo de mercadoria, porém, se bem executado pode ser uma forma de aumentar fortemente os lucros do seu negócio.
Frete de veículos
Essa modalidade não requer grandes explicações, é a modalidade que transporta automóveis em geral por meio de caminhões ”cegonha” ou em alguns casos por guinchos.
Frete de mudanças
Essa modalidade é conhecida por quase todos, o que gera grande concorrência e disputa por essa modalidade como é em quase todas as cidades do Brasil.
Isso ocorre porque a maior parte do mercado trabalha atendendo as mudanças residenciais, mas como em quase tudo você também pode se destacar: Estude novas formas de embalar e organizar a mudança, faça um site do seu negócio, compartilhe nas redes sociais todo o cuidado que você e/ou seu time tem com os móveis dos clientes, etc.
Coisas assim elevam a percepção de valor dos clientes perante nossos negócios.
Finalizando, estes são os principais senão todos os tipos de frete existentes no Brasil, importante você saber porque dependendo da região de atuação, vale a pena estudar alguns destes para aumentar o seu leque de serviços.
Até porque alguns tipos de frete demandam mais preparo sim, porém é muito mais vantajoso como o transporte de medicamentos que tem pouquíssima concorrência, o transporte de refrigerados que é em média de 30% a 50% mais caro que os fretes convencionais, etc.
Tudo depende da região de atuação e do tamanho da demanda.
E já que estamos falando de transporte de cargas, a gente queria colaborar com seu negócio, reduzindo custos e te ajudando a estar em dia com o fisco, você já uitiliza o FreeCTe?
Para fazer emissões ilimitadas de CTe você pode baixar agora o FreeCTe
um emissor gratuito e ainda com todo o suporte do nosso time que já levou o FreeCTe para mais de 12 mil transportadoras em todo o Brasil.
para usar gratuitamente clique no botão abaixo e faça o download!