Os profissionais que trabalham com transporte de cargas e logística, geralmente, apresentam dúvidas sobre o sistema EDI. Principalmente diante de mercados cada vez mais competitivos, é urgente a aplicação de soluções de automatização dos processos para se diferenciar entre tantos concorrentes.

No entanto, para isso, é preciso que a tecnologia seja bem utilizada para dar o apoio correto ao negócio, visando o crescimento da empresa e a excelência em seus serviços. Assim, é possível ganhar tempo nas atividades e economizar recursos, sem afetar a qualidade.

Caso você tenha dúvidas sobre o assunto, continue a leitura até o final. Vamos explicar os principais pontos referentes a esse tema. Confira!

O que é o sistema EDI e para que ele serve?

O sistema EDI (Electronic Data Interchange) é uma tecnologia que consiste em viabilizar a comunicação entre diversos parceiros de seu negócio. Há uma padronização entre sistemas de informação diferentes para que eles sigam algumas especificações preestabelecidas, possibilitando a conversa entre as ferramentas.

Esse padrão é conhecido por layout EDI. É como se fosse um manual detalhado sobre como precisam ser gerados os arquivos a serem enviados. Para o mercado de transporte e logística, são utilizados o layout XML e o padrão EDI PROCEDA, que são arquivos TXT de acordo com o manual de integração estabelecido por cada um dos embarcadores.

Como o sistema EDI pode ajudar a atrais mais clientes e vender mais fretes?

Trabalhar com tecnologia EDI dentro da empresa traz inúmeras vantagens internas e externas, inclusive nas relações comerciais. Veja a seguir como isso pode ajudar a atrair mais clientes.

Otimiza os processos

Automatizando os dados no sistema da transportadora, há um aumento de produtividade de todas as áreas. Assim, os funcionários não perdem tempo com atividades que não geram recursos e podem ser aproveitados para situações de gestão e estratégia.

Integra a comunicação

Com o sistema EDI, o envio das informações referentes às cargas e documentações para os clientes é mais rápido. Sendo possível, até mesmo, mostrar o rastreamento dos itens e os imprevistos que possam ter ocorridos. Dessa maneira, o relacionamento com o consumidor se torna mais transparente.

Reduz custos e traz agilidade

Um sistema automatizado para enviar as informações da empresa permite uma redução nos gastos com papéis, evitando a impressão de faturas, por exemplo. Isso reflete, inclusive, no aumento da produtividade. Além disso, o sistema evita o retrabalho e traz mais agilidade para a conclusão das tarefas. Com a melhora, há um impacto positivo nos resultados do negócio, principalmente na relação com os clientes e na gestão financeira.

Oferece maior segurança

Com os dados informatizados, há mais segurança e confiabilidade na troca das informações, evitando erros e reduzindo custos. Isso porque elas transitam pela rede já padronizadas, garantindo um certo nível de qualidade e a integração dos serviços.

Como escolher o sistema EDI ideal de acordo com suas necessidades?

Primeiramente, é preciso saber os tipos de sistemas disponíveis para analisar qual deles se encaixa às suas necessidades. Suas diferenças dependem da função de cada arquivo. Veja, a seguir,  algumas recomendações do padrão PROCEDA:

  • NOTFIS: indicado para notas fiscais;
  • CONEMB: indicado para Conhecimento de Transporte (CT-e);
  • OCOREN: indicado para ocorrências de entregas;
  • DOCCOB: indicado para documentos de cobrança;
  • PREFAT: indicado para pré-fatura de serviços.

Tendo um EDI, sua transportadora contará com centralização de processos, automação, relacionamento com parceiros, atendimento, qualidade nos serviços e transparência.

Então, o que você achou do sistema EDI para melhorar seus resultados? Comente no post!