O transporte de produtos químicos é perigoso para algumas pessoas mas para outros empreendedores é o pão de cada dia, e é fundamental ter responsabilidade quando se trata desse tipo de transporte.
Uma das coisas que poucas pessoas sabem é que mesmo se a empresa estiver com todas as precauções em dia e acontecer algum acidente com esses produtos químicos, mesmo assim ela é penalizada.
Isso acontece porque as leis estão cada dia mais severas e rígidas para que as empresas não agridam o meio ambiente.
Então para evitar esse tipo de transtorno e também possíveis acidentes, é preciso que o condutor e os fabricantes tenham cuidados básicos para que o transporte seja feito da melhor maneira possível.
O que é considerado transporte de produtos perigosos?
Quando vemos a plaquinha de transporte de produtos perigosos precisamos entender quais são esses produtos perigosos. Então vamos falar abaixo Quais são esses produtos perigosos e por que eles são considerados perigosos
Produtos transportados sob altas temperaturas
Esse produto basicamente se auto explica porque é preciso que ele seja transportado em uma temperatura alta, nesse caso é preciso que tenha veículos especiais para esse tipo de transporte.
Conteúdos explosivos
Existem produtos que em contato com a natureza podem ocorrer reações explosivas ou seja, não podem entrar em contato com o ar ou até mesmo alguma superfície em especial. Dessa maneira ele também se encaixa como um dos transportes de produtos perigosos porque em contato com a natureza externa ele pode causar explosões ou até mesmo incêndios.
Substâncias tóxicas
Essas substâncias tóxicas podem fazer muito mal para o meio ambiente ou até mesmo para onde ela entrar em contato ou seja, não é uma boa ideia fazer essas substâncias tóxicas entrarem em contato com o nosso meio ambiente.
Materiais corrosivos
Os materiais corrosivos podem estragar tudo que entra em contato isso também pode afetar diretamente o nosso meio ambiente se caso esses materiais caírem em ambientes que sejam de plantações talvez o solo possa se tornar infértil.
Cuidados com esse transporte
Quando se fala em transporte de produtos químicos também são produtos perigosos e precisam de um cuidado especial na hora do transporte. E para isso é importante que cada condutor tenha um treinamento especial para fazer esse tipo de entrega.
Quando o condutor precisa fazer esse tipo de transporte ele também precisa fazer um tipo de documentação especial que é chamado de MOPP (Movimentação Operacional de Produtos Perigosos).
O condutor que realiza esse curso aprende a direção defensiva, os primeiros socorros a movimentação dos produtos químicos e principalmente a legislação de trânsito onde é preciso andar com cuidado e atenção redobrada.
Veículos próprio
O transporte de produtos químicos também exige veículos específicos para que a entrega seja feita de maneira segura. O veículo precisa estar de acordo com o tipo de material que será transportado e também com todas as suas manutenções preventivas em dia e também passar por revisões constantemente para que não tenha nenhum imprevisto.
Tudo isso para que no momento do transporte a entrega seja feita de maneira correta, ou seja seguindo todas as leis de trânsito e também garantindo a segurança dos envolvidos.
Outra exigência é que os veículos precisam estar sinalizados corretamente com painel de segurança e rótulo de risco para que as pessoas que estejam passando por perto ou transitando entendam que aquele veículo está transportando produtos químicos ou perigosos
Tudo isso para que a entrega seja feita de maneira segura e para que não ocorra nenhum problema com a fiscalização e também nenhum problema com o meio ambiente.
Embalagem dos produtos
Os produtos químicos também precisam de uma embalagem especial, é preciso que seja feito uma embalagem que consiga conter os efeitos causados por esses produtos específicos.
Essas embalagens precisam ser especiais e também conter rótulos indicando qual conteúdo está na embalagem e os possíveis riscos que ele pode trazer tanto para as pessoas quanto para o meio ambiente e também para os envolvidos no transporte.
Importante verificar se a carga está realmente bem alocada dentro do caminhão para que não aconteça nenhum tipo de problema no momento do transporte.
Documentos especiais
É claro que para esse tipo de transporte também é preciso de uma documentação especial dizendo o que está sendo carregado e para onde será entregue.
Alguns documentos já são padrão quando o motorista realiza parada em um posto fiscal para verificação mas quando é verificado que o transporte é de produtos químicos a fiscalização fica ainda mais severa
Dentre esses documentos padrão está a nota fiscal de venda juntamente com o conhecimento de transporte ou o Manifesto de carga com a descrição do peso e o valor da mercadoria e o número da apólice de seguro.
Esses documentos já são padrão quando é feita a vistoria, mas um outro documento que é pedido nessa situação em específico é o certificado de treinamento do condutor para comprovar que o motorista é realmente qualificado para esse tipo de situação.
Outro documento muito importante é a ficha de emergência onde existem instruções para em casos de emergência de acordo com as especificações do material transportado.
Dependendo do tipo de carga também é preciso uma autorização ambiental emitida pelo Ibama para transporte dessa mercadoria em específico.
Existe também outra documentação chamada CIPP (Certificado de Inspeção para o Transporte de Produtos Perigosos) que é um documento que garante que o veículo foi inspecionado e está de acordo com todas as normas vigentes.
Cuidado no carregamento e descarregamento
Sabemos que quando é feito o carregamento é preciso muito cuidado para que nenhuma peça seja danificada ou nenhuma mercadoria seja enviada de maneira incorreta para o cliente.
Mas quando se trata de transporte de produtos químicos, essa atenção precisa ser redobrada para que tudo ocorra bem.
Todo cuidado é pouco no transporte de produtos químicos, ainda mais quando é passível de que venha uma multa informando que você tenha cometido alguma infração contra o meio ambiente.
Nesse caso a sua empresa corre o risco de pagar a multa e perder o cliente e ainda precisar se explicar para a fiscalização.
Tecnologia
O transporte de produtos químicos é preciso ter uma documentação especial porém é preciso também que seja feita a emissão do conhecimento de transporte e também do Manifesto de carga tudo para que a entrega seja feita de maneira correta.
Nesse caso o FreeCTe pode te ajudar a emitir seus documentos de transporte e ficar legalmente com a fiscalização, mas lembre-se existem documentos que precisam ser feitos a mais.
Além de você emitir os documentos básicos para o seu transporte o nosso suporte está prontamente a seu dispor para tirar todas as suas dúvidas referente a emissão.
Você pode começar os testes agora mesmo. basta apenas clicar no link abaixo e realizar o download da versão do sistema onde você consegue emitir seu Manifesto de carga e também seu conhecimento de transporte.
Clique no link e confira agora mesmo!