O dia a dia é bem corrido numa pequena transportadora, porém é necessário dar uma atenção especial à gestão de frotas para que imprevistos não façam sua empresa ter prejuízos, perder clientes, comprometer seus veículos e a segurança de seus motoristas.
Segundo pesquisa da CNT (Confederação Nacional do Transporte) de 2016, uns dos entraves da logística no Brasil para os profissionais da área é o custo do combustível, valores dos fretes, insegurança e um trabalho desgastante. Para minimizar situações deste tipo, o gerenciamento de todo processo de transporte é imprescindível.
Este post traz dicas importantes de como melhorar a gestão de frotas em uma pequena transportadora para que seu negócio continue em crescimento e conquistando a confiança do mercado. Continue a leitura!
Invista em um software de gestão de frotas
Use a tecnologia a favor de sua empresa. Aprimore os processos de manutenção, dados de documentos e multas, estoque de peças, custos, tempo de entrega das peças e que os veículos ficaram parados, horas extras, trocas de óleo, filtros, para-brisas, baterias, fluido do radiador, pastilhas dos freios, pneus, entre outras informações. Com isto você reduzirá problemas futuros e gastos desnecessários.
Controle as rotas dos veículos
Faça um planejamento das rotas por onde sua frota trafegará. Isto evitará percursos que possam desgastar mais os veículos; dará mais segurança à carga quanto a furto e roubo; melhorará os custos para cada viagem em quilometragem, em combustível e nas despesas com o motorista.
Use o rastreamento por geolocalização
Por meio de software de geolocalização via satélite ou sistema de telemetria você poderá saber se os veículos estão cumprindo as rotas planejadas em tempo real. Isto também auxilia na hora de avaliar os gastos de combustíveis por rota.
E, caso algum veículo saia do trajeto combinado, você poderá entrar em contato para saber o motivo. A tecnologia tem auxiliado muito as empresas nos ganhos de produtividade, segurança no trabalho e reduzindo custos, pois há um melhor controle operacional.
Faça a manutenção preventiva, corretiva e preditiva
Uma gestão eficiente de frotas exige atenção a esses três tipos de manutenção:
- preventiva: são aquelas manutenções do veículo indicadas no manual do fabricante que devem ser realizadas em determinados períodos, ou quilometragens, para evitar maiores desgastes das peças;
- corretiva: quando alguma peça quebra ou algum sistema dá problema é preciso fazer as trocas dos componentes danificados;
- preditiva: são monitoramentos constantes, por meio de inspeções que geram economia e menos perda de peças.
As manutenções dos veículos devem ser realizadas por profissionais qualificados que prestam serviços especializados, para que depois você não tenha que ficar retornando com o veículo para o mecânico por causa de um serviço mal feito. Isso significa perda de tempo, dinheiro e eficiência.
Capacite seus colaboradores e parceiros
Cada profissional tem de estar inserido dentro do processo, conhecendo suas atribuições. A capacitação permite maior conscientização da importância de cada profissional dentro da empresa, bem como no aprimoramento dos serviços prestados. Apesar de oferecer cursos da área técnica, observe seu colaborador como um todo.
Veja quais áreas influenciam o bom desempenho dele; por exemplo: ter uma alimentação saudável, informar-se sobre o problema de uso de entorpecentes, direção defensiva, legislação de trânsito, movimentos repetitivos no volante, entre outros.
Fazer o transporte de mercadorias não é somente entregá-las ao seu destino. O processo é complexo e envolve inúmeros fatores como já relacionados. Assim, priorize a gestão de frotas para evitar problemas, garantindo o controle eficaz de sua transportadora, e proporcionando um crescimento sustentado.
Para saber mais sobre este assunto, sugerimos a leitura de outro artigo do nosso blog: Cálculo de frete: quais as principais variáveis?