Muitas vezes o maior problema que o empreendedor de transporte pode encontrar são as rejeições ao tentar emitir os seus documentos fiscais.

Vamos ver abaixo como evitar esses erros que acontecem com mais frequência no envio de seus documentos.

O que é uma rejeição?

Uma rejeição é uma mensagem de erro que pode ser enviada pela SEFAZ através do sistema usado para emitir os seus documentos fiscais.

Essa mensagem aponta basicamente o que está de errado na sua nota, por exemplo, mostra o problema que a SEFAZ encontrou ao tentar validar aquele documento.

Assim que é mostrado a mensagem, pode ser um problema dentro do documento, ou um problema que seja ligado diretamente ao servidores da SEFAZ, ou em alguns dos casos, pode ser um problema ligado a máquina de onde o documento está sendo feito.

Essa mensagem é mostrada com alguns números na frente de onde pode ser feita a busca e a resolução daquele problema.

Existe centenas de rejeições, desde as mais fáceis até as mais complicadas de se resolver, e muitas delas podem não ser claras referente ao problema, por exemplo o problema pode ser na parte de referenciar um documento mas está apontando para outro ponto do seu MDFe ou CTe.

Como evitar uma rejeição?

Na maioria dos casos são erros simples, mas tem uma forma comum de resolver os casos, atualizando os dados que serão usados na emissão, e também atualizando o sistema para não perder nenhuma validação.

A SEFAZ costuma lançar algumas atualizações que precisa ser implementadas diretamente dentro do sistema emissor para que a emissão continue sendo normal.

Então para evitar esse problema é somente atualizar o sistema e corrigir o dado que será pedido. Olhando assim parece muito simples, mas em alguns casos nem mesmo os desenvolvedores de sistema sabem da atualização até o dia do lançamento.

Isso pode atrasar todo o processo de emissão do cliente por uma simples rejeição e atualização do sistema.

Uma outra maneira que é muito simples e que ajuda muito a evitar rejeições no envio é a organização dos dados, desde os dados de clientes e fornecedores como também os dados da nota fiscal e o manifesto de transporte.

Tive um problema no envio, como resolver?

Uma das formas para resolver a rejeição é interpretar o erro que foi encontrado e verificar diretamente a fonte de erro.

Se for um erro de caso muito complexo por exemplo, não tem problema, o FreeCTe oferece um suporte de qualidade para seus clientes ajudando a resolver esses imprevistos na hora da emissão.

Basta acessar clicando aqui. Você será redirecionado para uma página onde pode pesquisar pelo código o erro, e ler um tutorial rápido na nossa central de ajuda ao cliente.

Caso não encontre o erro ou não entenda o tutorial, temos outra forma que é um contato direto com um atendente do suporte, que está pronto para atender e tirar todas as suas dúvidas.

Fique tranquilo, você não vai ficar horas esperando na fila, o nosso atendimento funciona de forma rápida e objetiva para poupar o máximo de tempo do cliente.

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