O CFOP é uma sequência numérica que é composta por 4 dígitos e cada uma dessas sequências indica um cenário diferente para o CFOP que está sendo feito na prestação de serviços de transporte.

Esse código é obrigatório na maioria dos documentos fiscais e não é diferente quando o assunto é conhecimento de transporte, é preciso colocar tanto na emissão da NFe quanto na emissão do CTe

Alteração do CFOP no CTe

Essa rejeição entrou em vigor na nota técnica que saiu no começo do mês e está sendo colocada para funcionar desde então.

A nota técnica basicamente é um manual da emissão para quem produz o sistema, no caso os desenvolvedores, eles utilizam como base para fazer um sistema no qual a SEFAZ aceita para suas emissões.

Esse documento é liberado diretamente pela SEFAZ e serve para dar um norte aos programadores, tudo que é colocado lá é preciso que seja transferido para o sistema para as emissões continuarem a ocorrer normalmente.

Nesse mês foi feita uma alteração dentro do CTe na opção de colocar o código do CFOP e vai afetar justamente quem faz a emissão com o CFOP 5932 ou 6932.

Essa numeração de CFOP era muito utilizada dentro da emissão, mas agora foram alteradas e vai começar a validar o seguinte: Se a UF do emitente for igual a UF do início da prestação ou seja, se o transporte está começando no mesmo estado onde está o emitente do documento, nesse caso não será possível utilizar o CFOP 5932 ou 6932.

Esse CFOP deve ser utilizado somente quando o transporte inicia a UF diferente da UF onde está inscrito o prestador de serviço que no caso é o transportador e o emitente do documento.

Rejeição 906 do CTe

Caso tente fazer emissão com essa numeração ocorrerá a seguinte mensagem : Rejeição 906: CFOP inválido, não informar 5932 ou 6932 para operações internas.

Antigamente esse era praticamente um número padrão na emissão de seu conhecimento de transporte, mas agora essa situação mudou e você precisa verificar um novo CFOP para suas emissões.

São muitos CFOPs que estão em circulação para serem utilizados, porém é preciso entender qual seu tipo de negócio para utilizar um CFOP que vai dizer exatamente qual é a finalidade de seu CTe.

Toda operação é diferente na emissão, alguns podem mudar o lugar, outros podem mudar o tipo de carga, então é preciso ficar atento a todas essas mudanças para não emitir com um CFOP errado e acabar tendo mais dor de cabeça.

A melhor resposta é verificar diretamente com seu contador caso tiver alguma dúvida sobre essa rejeição, assim ele vai te informar qual a melhor forma opção a se escolher e sua empresa ganha tempo na emissão de seu CTe.

Conheça o FreeCTe

A emissão do Cte é um passo muito importante para quem trabalha no ramo de transporte, e para isso recomendamos que utilize o FreeCte para emissão de seu conhecimento de transporte e também do seu manifesto eletrônico 

Além de ser um sistema muito simples de ser utilizado por sua equipe de emissão, ele é um sistema completo para CTe e MDFe.

Nossa equipe de suporte está pronta para te atender em todas suas dúvidas referente a emissão de seus documentos fiscais. E para completar o nosso desenvolvimento busca sempre deixar o sistema o mais atualizado possível com as regras que a SEFAZ disponibiliza.

Não perca tempo, clique no link abaixo e baixe agora mesmo o FreeCTe!

Resultado de imagem para botão quero baixar agora