Você que trabalha com transporte de mercadorias já deve ter ouvido falar sobre o RNTRC, que tem uma função muito importante nesse ramo.
O RNTRC é a sigla para Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Carga, basicamente é um registro de responsabilidade da Agência Nacional de Transporte Terrestres (ANTT)
Quando você empreendedor decide abrir uma empresa de transporte precisa primeiramente verificar a questão do RNTRC para que possa andar normalmente sem nenhum problema com o fisco. E além do mais é um documento obrigatório.
Muitas empreendedores podem tratar o RNTRC apenas como mais uma burocracia do governo, mas esse documento é muito importante para a segurança de contratos que são fechados em suas empresas.
É uma maneira de assegurar que sua empresa está fazendo uma parceria com um transportador que é identificado pelo governo.
Ou no caso de um empreendedor que está começando sua empresa de transporte e quer ser mais transparente para quem vai prestar o serviço.
Como tirar o RNTRC?
Antes de ir ao órgão emitente, atente-se de levar os documentos mais importantes, tais como comprovante de inscrição no CNPJ, cartão do CNPJ ativo e constando transporte de cargas como atividade principal, comprovante de regularidades junto ao INSS, comprovante de quitação das contribuições sindicais.
Esses são alguns dos documentos que precisam estar presentes no momento para aquisição do RNTRC perante a ANTT.
Portanto, solicite ao seu contador para fazer esse cadastro e deixar você e sua empresa com os registros legais no fisco.
O número de documentos necessários prova a importância desse registro em dia, pois empresas que têm esse documento são procuradas por estarem dentro da lei, e isso sempre gera um ponto positivo.
Quando sua empresa realizar o registro e os documentos já estiverem corretos, esse registro deve estar também no seu caminhão em um lugar visível.
Para assim provar que o veículo em questão está em uma situação regular, no entanto os transportes que não estiver com seu número de registro a vista possivelmente estão em situação irregular.
Diferença entre os RNTRC
Existem três diferente categorias para o RNTRC o ETC, CTC e o TAC, e são classificadas de acordo com o tipo de transportadora ou operador.
ETC: (Empresa de transporte de cargas) – Classifica toda e qualquer empresa que disponibiliza os veículos que são empregados no transporte de mercadorias e bens, próprios ou terceiros.
CTC: (Cooperativa de transporte de cargas) – Inclui as cooperativas e uniões de condutores que operam no mercado de transporte de mercadoria, o registro é feito em nome da própria cooperativa e não de cada indivíduo.
TAC: (Transporte autônomo de carga ) – Esse é obrigatório para todo e qualquer tipo de autônomo, desde operadores pequenos até caminhoneiros que dirigem grande distâncias.
Assim que sua empresa conseguir o RNTRC automaticamente ela vai se encaixar em uma dessas categorias acima e você já estará pronto para começar a fazer a emissão do seu conhecimento de transporte
Nós recomendamos um sistema onde você possa emitir seu conhecimento de transporte de forma gratuita e simples, para que acima de tudo você possa focar na entrega do seu produto com excelência. Com o fisco em dia.
Venha conhecer o Freecte, o emissor gratuito presente em mais de 12 mil transportadoras em todo o brasil! É só baixar, instalar e usar.
