A agilidade e a eficiência são conceitos imprescindíveis para o sucesso de qualquer negócio. Nesse sentido, o centro de distribuição é extremamente útil para as empresas de transporte, uma vez que facilitam o trabalho do dia a dia.
Basicamente, um centro de distribuição é uma unidade construída da mesma forma que um armazém, só que mais amplo e com uma estrutura moderna e conceituada. São recebidas cargas consolidadas e de diferentes armazéns. Assim, as cargas costumam ser fracionadas para que os produtos sejam armazenados em diversidade e número apropriados, e, posteriormente, sejam enviados para os pontos de venda da região.
Quer saber mais sobre o assunto? Então confira, neste post, tudo o que você precisa saber sobre o centro de distribuição!
Quais são as principais funções de um centro de distribuição?
Geralmente, a implantação de um CD na cadeia de abastecimento surge a partir da necessidade de ter uma distribuição mais dinâmica, flexível e eficiente, o que significa apresentar uma resposta mais ágil para as procuras frequentes e especificadas.
Descubra, abaixo, outras funções do centro de distribuição:
- recebimento: operação inicial conhecida como “entradas”, que serve de base para a realização das outras onde começa o processo interno no CD;
- movimentação: ocorre a partir do recebimento até o ato da entrega das mercadorias ao cliente ou demais empresas que farão a redistribuição;
- armazenagem: manutenção dos estoques de produtos necessários para suprir a demanda dos clientes;
- separação de pedidos: separa os itens solicitados pelos clientes, dando atenção para o tipo e necessidade, a fim de evitar erros e reclamações no futuro;
- expedição: as mercadorias são transferidas para o seu destino final, que é o endereço do cliente ou outro CD.
Como deve ser o layout do CD?
O layout do CD pode ser um grande sucesso ou, também, um enorme prejuízo. Isso quer dizer que uma organização bem realizada traz agilidade, rapidez e redução de gastos com ferramentas e equipamentos, de modo que possui grande influência no desempenho das funções citadas acima: basicamente, a estrutura implantada dentro do centro de distribuição.
Para que ele ganhe eficiência, deve-se notar todas as necessidades operacionais do CD, buscando ter características adequadas para as instalações físicas, dos equipamentos, produtos
e serviços. Portanto, cada empresa tem um tipo de layout ideal.
O centro de distribuição é substancial para que a logística seja funcional. Cada uma
das etapas que ocorrem dentro dele são fundamentais para o ciclo de entrega de
pedidos, além de permitirem melhorias na qualidade do serviço prestado ao cliente.
Exemplo:
Quais são as vantagens competitivas do centro de distribuição?
É importante ressaltar que os CDs devem ser entendidos como vantagens competitivas, pois trazem facilidades que colocam a sua empresa à frente da concorrência. Saiba quais são os seus benefícios no mercado.
Possibilidade de estoque centralizado
Por meio do centro de distribuição, você garante que todo o estoque estará centralizado em um único lugar. Isso torna mais ágil o deslocamento para atender aos pedidos de entrega, de modo que os clientes recebem os produtos a tempo.
Otimização do controle de estoque
A partir do momento em que todas as mercadorias estão centralizadas, a empresa pode reduzir os riscos de excessos e perdas, pois pode-se ter um controle maior e mais organizado do estoque. Isso resulta em menos prejuízos financeiros e, consequentemente, mais dinheiro em caixa.
Redução de custos
Com um CD, a empresa não terá gastos extras para administrar mais de um galpão, especialmente quando esses espaços são alugados. Além disso, conforme dito anteriormente, também haverá menos chances de perdas e desperdícios por conta do acúmulo de mercadorias paradas. Ainda, será possível negociar os valores de fretes, pois as entregas não serão mais fracionadas.
Melhoria no atendimento ao cliente
É necessário que o centro de distribuição esteja posicionado de forma estratégica. Nessa condição, a organização tem mais facilidade para efetuar as entregas, mantendo os seus clientes satisfeitos com o serviço prestado.
Gestão de sazonalidade
Um dos maiores benefícios da centralização do estoque é controlar a movimentação dos produtos, ou seja, o que entra e o que sai, e em qual quantidade. Desse modo, todas as mercadorias recebem uma gestão unificada, favorecendo o controle dos produtos sazonais e evitando que a empresa fica desprevenida diante dos pedidos dos clientes.
Padronização dos processos
A organização proporcionada pelo CD contribui para a padronização dos seus processos. Esse fator reflete na conquista de um melhor desempenho e de bons resultados no geral.
Sobretudo, em períodos em que a economia está instável e há uma concorrência mais acirrada, a implantação de centro de distribuição ajuda a realizar investimentos mais planejados e que trazem retorno.
Afinal, se as mercadorias estão centralizadas, a tendência é que a gestão da demanda seja mais prática e eficiente, possibilitando a análise de quanto cada produto rende em termos de lucratividade para o negócio.
Quando abrir um CD?
A abertura de um centro de distribuição é muito recomendada para os empreendimentos que possuem gastos elevados com a mão de obra e gerenciamento de estoques espalhados em locais diferentes. Isso, porque ele alinha as atividades de estocagem e transporte, beneficiando a sua logística, haja vista que todos os itens são armazenados e saem de apenas um lugar. A necessidade de um CD também está ligada ao aumento da demanda de uma determinada região.
Tenha em mente que o CD também é um canal de distribuição da empresa. Ao planejar as suas vendas, é necessário determinar em quais canais os produtos serão distribuídos, podendo ser desde um revendedor, varejista, e-commerce, até um centro de distribuição.
Sendo assim, não tem como projetar um planejamento de venda sem estudar se os seus canais de distribuição atuais apresentam resultados eficazes e rentáveis. Para tanto, verifique as deduções, despesas e custos relacionados à estrutura do estoque da organização. Caso os gastos estejam maiores do que as receitas obtidas, considere centralizar o armazenamento das mercadorias em um único lugar.
Por meio do centro de distribuição você reduz a ocorrência de falhas nos pedidos, elimina os prejuízos financeiros e eleva a produtividade da empresa, aumentando a sua lucratividade e credibilidade no mercado.
Quer mais facilidade na gestão do seu negócio? Entre em contato com a FreeCTE e conheça os nossos serviços!