As mudanças dos hábitos de compras dos consumidores têm feito o mercado de transporte multimodal e intermodal entregar as mercadorias com o máximo de agilidade e segurança. Para chegar até aos clientes, as cargas passam por variados tipos de transportes como rodoviário, ferroviário, aéreo e aquático.
Diante de tantos meios, os produtos são entregues conforme a conveniência de cada um deles e da empresa. Ter conhecimento desses conceitos é importante para que possa escolher a melhor opção para controlar a frota, reduzir custos, aumentar lucros e se diferenciar entre os concorrentes.
Continue a leitura para que entenda seus significados e suas diferenciações no momento do transporte.
Compreenda o que é transporte multimodal e intermodal
Inicialmente, conheça os conceitos de cada modalidade.
Transporte multimodal
Uma das categorias de transporte, no multimodal, o cliente contrata um Operador Multimodal de Cargas (OTM) que terá toda a responsabilidade pela operação, desde a origem até o destino da mercadoria. Dessa forma, será o OTM que determinará quais os meios de transportes indicados para que a carga chegue, podendo usar caminhões, carros, trens, navios ou aviões.
O OTM é quem emitirá o Conhecimento de Transporte Multimodal de Carga (CTMC) que acompanhará o produto em qualquer meio de transporte até a entrega. Geralmente, essa modalidade é usada para levar commodities, como arroz, feijão, soja etc.
Transporte intermodal
No transporte intermodal, é o cliente quem contrata veículos distintos para cada etapa do percurso, e a responsabilidade fica a cargo de quem está conduzindo no momento.
Toda vez que a mercadoria for transferida de veículo, por exemplo, é feito outro contrato. Isso ocorre para que o dono da carga possa conseguir custos mais baixos dependendo da negociação.
Veja as diferenças entre as modalidades
Visando a satisfação dos clientes, tanto a multimodal quanto a intermodal visam otimizar o processo para garantir a segurança das mercadorias, reduzir os custos dos proprietários dos produtos e entregar o mais rápido possível. Semelhantes em alguns aspectos, mas diferentes em outros.
Tipo de contrato
O transporte multimodal realiza um único contrato feito pelo OTM com o cliente para todos os transportes que levarão a carga. Nele, consta a responsabilidade civil, registros, contratos de seguros obrigatórios e outras informações que forem necessárias.
Já no intermodal é a empresa dona da mercadoria que faz os contratos com a organização que transportará o produto para cada trajeto. Constando prazos, exigências específicas, valores e outras informações relevantes.
Emissão de documentos
No multimodal é emitido um único documento, o Conhecimento de Transporte Multimodal de Cargas (CTMC) que seguirá a mercadoria em cada modal que for utilizado.
A intermodalidade traz em cada troca de modal um novo Conhecimento de Transporte para aquele modal específico. Sendo que durante o percurso haverão vários contratos.
Responsabilidade civil
Como o cliente contratou um OTM, este é o responsável por toda a operação da coleta até o destino na multimodal. O planejamento e a organização são feitos pelo operador em toda troca de modais com a conferência dos produtos entre as trocas de veículos, armazenagem, baldeação etc.
Enquanto o OTM assume a responsabilidade, na intermodalidade ela é dividida entre todos os transportadores que farão parte do trecho até a entrega da carga. Cada um se torna responsável pelo que é transportado no seu modal.
Defina qual a melhor para sua empresa
Antes de tudo, você precisa conhecer bem sobre seu negócio para diagnosticar qual das modalidades são mais favoráveis. Com soluções distintas, a multimodal e intermodal, visam aprimorar a logística para entrega das suas mercadorias.
Avalie as necessidades internas, seu modelo de negócio, tipos de carga que serão transportadas, distâncias, prazos e custo-benefício entre multimodal e intermodal. Se a mercadoria for de alto fluxo, a multimodalidade é indicada devido à forma operacional. Haverá um custo maior, mas a burocracia e a responsabilidade serão delegadas.
Em contrapartida, na intermodal você conseguirá custos melhores, porém, toda a responsabilidade e burocracia fica a seu cargo.
O objetivo deste texto foi mostrar o que são e quais as principais diferenças entre transporte multimodal e intermodal, visando as necessidades do seu negócio para definir o que é melhor para sua empresa.
Mantenha-se informado sobre o mercado de transporte nos seguindo no Facebook.