Vamos então entender quais são os principais impostos que sua empresa precisa pagar para realizar o transporte de cargas no Brasil.
Sobre os regimes tributários disponíveis nós trataremos em um outro post
mas aqui você já terá um norte e irá entender sobre cada imposto,
o que é e como funciona para que você fique por dentro de todos os detalhes e também esteja em dia com o fisco.
Imposto de renda pessoa jurídica (IRPJ)
Empresas de transporte geralmente pagam uma alíquota de 8% de imposto de renda, é um imposto que atinge todos os ramos de atividade e regimes tributários, menos o MEI, optantes por este regime estão isentos do IRPJ.
Imposto sobre serviços (ICMS)
Como o próprio nome já diz, toda vez que uma mercadoria é entregue ou seja, cada vez que o serviço é prestado então o ICMS é cobrado, a porcentagem da alíquota cobrada sobre o valor do serviço prestado
deve ser informada pelo seu contador.
Contribuição para o financiamento da seguridade social (Cofins)
O Cofins é cobrado mensalmente sobre o valor faturado pelas empresas de transporte, saindo de 3% até 7,6% de cobrança conforme o regime tributário que você trabalha, sendo um imposto federal.
Contribuição sobre o lucro líquido (CSLL)
Esse imposto foi criado com a intenção de destinar o arrecadamento para a saúde pública, previdência e assistência social, também é um tributo federal e varia a porcentagem de recolhimento conforme o regime tributário em que você está inserido.
Imposto sobre serviços (ISS)
Mais um imposto, porém esse é municipal e cobrado dos prestadores de serviços autônomos, sobre esse imposto não temos grandes dados sobre as porcentagens de cobrança porque tudo depende das regras de cada cidade
portanto se você é autônomo e presta serviços de transporte, se informe na prefeitura de sua cidade.
Programa de integração social (PIS
O PIS é sempre pago até o fim da primeira quinzena do mês seguinte
a porcentagem cobrada (alíquota) podem varias entre 0,65% e 7,6% dependendo do regime tributário em que sua empresa está inserida
para saber com exatidão converse com seu contador.
Estes então são os principais impostos que uma empresa de transporte precisa pagar, inclusive alguns destes como o ICMS por exemplo precisam estar inseridos corretamente nas emissões.
E falando em emissões, o FreeCTe te ajuda nisso porque conta com os cálculos automáticos de impostos, uma vez inseridos corretamente no sistema o emissor ajusta as alíquotas e porcentagens para que você tenha uma emissão ainda mais segura, evitando posteriores penalidades.
O FreeCTe é gratuito, faça como mais de 12 mil empresas de transporte:
Baixe, instale e comece a usar agora mesmo!