Quando se fala em emitir conhecimento de transporte, lembra-se também que nesse processo deve existir o XML da nota fiscal ou a chave da nota que vai ser transportada, sua empresa tem o controle dos XML?

O XML é um arquivo de formato digital que tem todos os dados que estão dentro da nota fiscal que vai ser transportada, portanto, ter o XML é uma tarefa importante para quem emite CTe.

Quando você compra algum produto do fornecedor, o mesmo precisa emitir uma nota fiscal em nome da sua empresa, e no mesmo momento já enviar o arquivo digital para sua empresa dar entrada nos produtos

Esse seria o procedimento correto, no entanto tem algumas empresa que não fazem esse processo de enviar o XML da nota para o cliente impossibilitando assim de continuar o processo.

O XML além de ser o arquivo digital da sua nota fiscal, sendo mais importante até que a própria DANFE. é um arquivo que deve ser armazenado para fins de garantia e também de informações armazenadas, no mínimo 5 anos.

XML para seu transporte

Ao aceitar uma transporte, você precisa dos dados que estão dentro da nota fiscal para conseguir realizar o transporte e pegar todos os endereços corretos. porém o XML não estando presente isso dificulta um pouco o processo.

Mas fique tranquilo que isso não é um problema muito grave, isso apenas atrasa um pouco o processo mas é bem simples de resolver.

Em alguns sistemas para emissão de conhecimento de transporte, temos a opção de importar diretamente o XML da nota fiscal e assim evitar de preencher algum campo errado. Desse modo o sistema fazendo a importação de tudo que tem dentro do XML para dentro do emissor de CTe

Nesse momento é criado um CTe a partir daquele XML importado, isso facilita a emissão do seu conhecimento de transporte e ajuda também a evitar erros na digitação.

Como baixar o XML da nota fiscal?

A maneira que eu disse acima, é o modo mais fácil de emitir um conhecimento de transporte, no entanto tem outra jeito que é diretamente pela chave de acesso.

Com a chave de acesso da nota fiscal sua empresa consegue fazer o seu CTe sem nenhum problema, mas de maneira mais complexa.

Então sabemos até aqui que para emitir uma conhecimento de transporte é preciso do XML da nota fiscal ou a chave da nota fiscal.

Tem muitas empresas que armazena esses documentos como formas de segurança, se for o caso da sua empresa é bem simples.

Basta entrar no site da nota fiscal, e digitar a chave de acesso que está presente na DANFE que sua empresa recebeu.

Ao entrar no site e digitar a chave de acesso, sua empresa já pode acessar o XML da nota fiscal, porém é mais aconselhável a verificar diretamente com o responsável da nota fiscal devido a SEFAZ muitas das vezes não deixar fazer o download

Mas se caso sua transportadora já tiver sido envolvida dentro da nota fiscal, então não tem problema, você consegue fazer o download do XML sem maiores problemas e assim já dar inicio ao transporte da sua carga.

Dentro do FreeCte, o XML da sua nota fiscal pode ser importado para agilizar o processo de emissão do seu conhecimento de transporte, assim você focando diretamente na entrega da mercadoria a seu cliente.

Eu irei deixar o link aqui para você conhecer o nosso emissor simplificado de conhecimento de transporte, te espero lá, um abraço!

Resultado de imagem para botão quero baixar agora