Então você caiu de paraquedas no mundo dos transportes de mercadoria e quer saber mais sobre os importantes tópicos a serem observados? Está no lugar certo. Hoje, dentro de alguns minutos você sairá daqui sabendo tudo sobre pesagem de caminhões, pontos importantes, peso ideal, consequências, etc.

Para informação, essa pesagem de caminhões foi uma lei implementada em meados de 1979, essa nova lei começou a ser aplicada nas estradas sendo a BR-277 (Paraná) a primeira rodovia do brasil a receber uma balança para este tipo de atividade.

Como funciona?

A pesagem através da balança não se aplica apenas para caminhões transportadores de mercadoria, também se aplica para: Ônibus, Micro-ônibus, Caminhões, Caminhões-trator, Trator de rodas, Trator misto, Chassi-plataforma, Motor-casa, Reboque ou Semirreboque.

De uma forma direta e abrangente, no total, pelo Brasil até o momento estão espalhados 110 postos, com a preparação e principal função de pesar estes veículos. A maior parte destes postos se encontram localizados na região Sul e Sudeste do país.

Mas fique atento(a)! Essas balanças não são posicionadas em qualquer lugar. São direcionadas para pontos estratégicos de muito fluxo, e mais, os sensores encarregados de fazerem este trabalho são capazes de realizar a pesagem mesmo se o veículo estiver em alta velocidade.

Peso máximo?

A forma na qual a pesagem é realizada, na verdade é um pouco mais complexa do que imaginamos. O limite de peso pode variar dependendo de alguns fatores como: Distribuição de peso entre os eixos, Quantidade de pneus em cada eixo e a distância entre os eixos.

Por mais que cada modelo seja analisado de uma forma diferente, existe uma tabela na qual podemos conferir, e se espelhar de acordo com o veículo.

– Eixo isolado com 2 pneus / Carga máxima: 6 toneladas;

– Eixo isolado com 4 pneus / Carga máxima: 10 toneladas;


– Conjunto de 2 eixos direcionais com 2 pneus (cada) / Carga máxima: 12 toneladas


– Conjunto de 2 eixos em tandem com 4 pneus (por eixo) / Carga máxima: 17 toneladas


– Conjunto de 3 eixos em tandem com 4 pneus (por eixo) / Carga máxima: 25,5 toneladas

Finalidade da pesagem

Acredite ou não, hoje em dia o processo de pesar os veículos em meio ao transporte já se tornou parte da rotina dos caminhoneiros. O intuito da pesagem tem uma função mais conservadora, uma delas é para que a qualidade de condução e dirigibilidade não seja influenciada devido o excesso de peso do veículo.

Seguimos também com relação à qualidade da pista, querendo ou não a conservação das estradas é de interesse coletivo. Se colocarmos o verdadeiro valor na ponta do lápis, 20% a mais em sobrepeso de um caminhão, é suficiente para acelerar até 50% de desgaste na pista.

Caminhões com o peso além do permitido andam mais devagar, o que influencia para a desordem e travamento do trânsito. Sem contarmos que o peso em excesso também reduz a eficiência de frenagem do veículo, impossibilitando uma rápida reação em uma situação de risco.

Além desses fatores coletivos que afetam em diversos segmentos, é importante ter a consciência que isso não só afeta os demais, mas também acelera o desgaste do próprio veículo, isso quando se trata de viagens longas exigindo além da capacidade do caminhão.

Se você contratou uma empresa transportadora para realizar a entrega do seu produto, ainda é importante ter a consciência de que mesmo se isentando das possíveis multas que virão, passar do limite de peso permitido também influencia nos prejuízos a si próprio. Sendo assim, se o veículo for recolhido ou impossibilitado de seguir viagem, isso irá refletir no prazo de entrega do seu produto, refletindo também na satisfação de seu cliente.

Tendo isso em mente, é por estes e demais motivos que o motorista fica sujeito a multa caso exceda a quantidade de peso recomendada.

Como as balanças funcionam?

As balanças para pesagem de caminhões são monitoradas e estruturadas através de um software, que o mesmo tem capacidade de identificar qualquer tipo de irregularidade no caminhão. Também possui um sistema de automação, que envia simultaneamente relatórios de todo o processo aferido.

Estas balanças podem ter:

– Semáforo: Sinalizações para entrada e saída da balança;

– Cancela: Para controlar a entrada e a saída dos caminhões na plataforma de pesagem;

– Sensores de posicionamento: A fim de garantir o posicionamento correto do caminhão;

– Caixa de comandos: Um tipo de controle manual dos recursos de automação;

– Display: Que informa o peso e possíveis mensagens de orientação para o caminhoneiro;

– Código de barras: Para quando a pesagem é realizada automaticamente, sem intervenção humana;

– Câmera fotográfica: Para registro fotográfico do caminhão na leitura de peso.

Averiguação de Peso

Grandes empresas já optam por garantir a segurança deste processo, fazendo a pesagem dos veículos antes mesmo de sair em viagem, tanto na expedição quanto no recebimento da mercadoria. Além do peso, também é visado a exata quantidade de material que irá para um determinado lugar.

Para se ter noção, trouxemos alguns dados para que você possa conferir um pouco mais de perto sobre as multas aplicadas neste processo de sobrepeso.

Segundo as resoluções 210 e 211 da CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito), existe sim um teto limite de tolerância para peso no transporte de mercadorias. Além de contar com informações do tipo: Valor da multa, como é feito o transbordo, etc.

Alguns valores de exemplo: Com excesso de até 600 KG, a infração será considerada média, no valor de R$ 85,14. Entre 601 KG a 1.000 KG, a infração é considerada grave, e fica no valor de R$ 127,69. Acima de 1.000 KG a infração é nomeada como gravíssima, sendo a multa no valor de R$ 191,54 aplicada para cada 500 KG.

Além desses valores aplicados sobre a empresa transportadora, o veículo estará sujeito à recolhimento, e poderá seguir viagem somente depois de realizar um transbordo (transferência de carga para descarregar o excesso de peso).

Conclusão

Analisando este conteúdo podemos ver a grande importância no momento de realizar o transporte de sua mercadoria até a porta de seu cliente. Alguns detalhes e observações que muita das vezes não damos atenção, podem causar um grande transtorno para sua empresa.

Não só esta, como muitas dicas que trazemos toda semana, seja para você que está iniciando carreira no mundo do transporte de mercadorias, até você que possui uma empresa estruturada e aplica estas atividades com frequência.

Focamos no seu sucesso, e para isso, não tem como falarmos de transporte sem citarmos os famosos documentos fiscais. Muitos veem dificuldade e até acham o processo de emissão de notas muito complexo, mas sabemos que assim como a lei de sobrepeso, a emissão de CT-e e MDF-e se tornou obrigatória no mundo dos transportes.

O FreeCTe chegou para ficar! Trazendo um layout simplificado e eficiente para você que precisa emitir seus documentos fiscais. Se você está procurando um emissor rápido, seguro e otimizado para gerenciar seus transportes, nós podemos te ajudar!

Com alguns simples passos, você pode estar fazendo seu cadastro na ferramenta e começando suas emissões. A melhor parte é que a ferramenta fornece a emissão de CT-e de forma ilimitada, e mais, sem que você precise colocar a mão no bolso. Exatamente, emita CT-e de forma totalmente gratuita!

Clique no link abaixo e faça parte de nosso time, comece com segurança e eficiência, comece com FreeCTe!

Baixar Agora