O pedágio no paraná apresenta duas situações: Uma que pode ajudar os empreendedores
e outra que pode afetar e muito o transporte de cargas.
No Brasil o que predomina é o transporte rodoviário, o grande escoamento da produção agropecuária predomina nas estradas. O setor rodoviário transporta 75% de tudo o que é produzido no país e o resto é escoado pelas vias marítima, aérea e ferroviária. A extensão rodoviária brasileira possui pouco mais de 1,7 milhão de quilômetros.
Na década de 1990 os governos começaram a ficar sem dinheiro para investir em obras de infraestrutura, As estradas estavam se deteriorando e o debate sobre a concessão de rodovias para a iniciativa privada, como forma de resolver o problema, ganhou força.
O Paraná foi um dos primeiros estados do país a tomar a decisão: Conceder estradas para a iniciativa privada, como forma de resolver o problema isso ganhou força. Mas o pedágio estreava já com a primeira e mais persistente polêmica: o alto preço da tarifa, e esse problema também ganhou força.
O pedágio do Paraná
O pedágio é um direito de passagem de uma região para outra em que o veículo precisa pagar uma tarifa para conseguir atravessar. No qual eles são encontrados em grande maioria nos estados de São Paulo e Paraná.
As empresas responsáveis pelos trechos devem repassar parte do dinheiro arrecadado nos pedágios para os municípios por onde a rodovia passa. O restante é revertido em conservação e manutenção da rodovia, como pavimentação, limpeza, segurança, tecnologia e serviços, além de, claro, o lucro da empresa.
No Brasil existem cerca de 376 praças de pedágio, ao todo são 58 concessionárias. Cerca de 180 praças de pedágios, fica no estado de São Paulo, e existem cerca de 13 concessionárias que mantém as rodovias paulistas entre privadas e federais. A região Norte e Nordeste quase nem tem praças de pedágio, essas regiões são as que mais tem necessidade e queixas em relação às suas estradas e rodovias, pois estão em condições, regulares, ruins e péssimas.
Então em algumas praças de pedágios no Brasil os valores cobrados são abusivos. Já que as estradas e serviços oferecidos aos usuários estão longe dos ideais.
Por isso, sempre que viajar não se esqueça de consultar os valores dos pedágios no Brasil. Já que pode ser parte significante do valor da sua viagem. Não ter dinheiro para o pedágio é pior que faltar combustível no carro, a multa por pane seca é classificada como infração média, com penalidade de quatro pontos na carteira e multa de R$ 130,16. Já evadir um pedágio é uma infração grave, que custa cinco pontos na CNH e R$ 195,23 .
Novas formas de pagamento
Mas com o processo de digitalização de pagamentos via PIX, QR Code, cartão por aproximação, iniciou praticamente quando a pandemia causada pela Covid-19 estourou no Brasil e no mundo. Com tantos protocolos de higiene, evitar o manuseio de dinheiro é mais uma forma de evitar a contaminação pelo coronavírus.
Com as mudanças previstas, o governo informou que serão criadas 15 novas praças de pedágio no estado do Paraná, pois as atuais concessões vencem em novembro deste ano. O Governo do Paraná garantiu que, no período em que os trechos ficarem sem concessão até que se conclua o processo, o estado vai garantir o atendimento em caso de acidentes.
Neste período, a manutenção das rodovias estaduais deve ficar a cargo do governo do estado, e as rodovias federais devem ser mantidas pelo Governo Federal.
O governo do estado disse ainda que as cancelas de pedágio ficarão sem cobrança até que os trechos sejam assumidos pelas novas concessionárias.
O novo modelo de concessão das rodovias no Paraná já foi apresentado oficialmente. ele apresenta mudanças na disputa pelos lotes que promete abaixar os valores das tarifas atuais do pedágio.
A escolha de uma concessão é decidida por meio de um leilão mas antes disso acontecer, existem várias etapas até o martelo ser batido com a empresa que cuidará do trecho e a quantidade de pedágios que aquela região terá com seus respectivos valores definidos.
De acordo com a proposta aprovada para o estado, os contratos com as empresas vencedoras serão de 30 anos e serão divididos em seis lotes, que vão a leilão separadamente, que prevê disputa pela menor tarifa.
Porém há controvérsia sobre menor tarifas já que querem incrementar para 42 praças no total, ou seja são mais 15 novas praças nessa proposta.
Confira abaixo algumas das localidades
PR-151, Km 188, próximo ao município de Sengés;
PR-280, Km 241, próximo ao município de Renascença;
PR-182, Km 510, próximo ao município de Ampere;
BR-376, Km 260, próximo ao município de Califórnia;
BR-163, Km 159, próximo ao município de Lindoeste;
BR-467, Km 89, entre as cidades de Toledo e Cascavel;
BR-163, Km 313, próximo ao município de Mercedes;
BR-272, Km 536, próximo a Francisco Alves;
PR-323, Km 233, próximo a Cianorte;
PR-323, Km 185, próximo ao município de Jussara;
BR-376, Km 60, próximo ao município de Guairaçá;
BR-153, Km 5, próximo a Jacarezinho;
PR-092, Km 290, próximo ao município de Quatiguá;
PR-323, Km 310, próximo a cidade de Umuarama;
No acesso à PR-445, em Tamarana, perto de Londrina.
Pedágio por KM
Os pedágios brasileiros e suas mudanças estão dando muito o que falar, pois planejam mudar as regras de cobranças, o pedágio por KM rodado será a nova maneira de pagar as tarifas nas rodovias de todo o Brasil.
Na prática o pedágio por KM rodado vai funcionar de maneira semelhante ao que acontece hoje com as tags. De acordo com a nova lei, você não precisará mais parar o carro para pagar a tarifa em qualquer rodovia do Brasil.
Com essa nova maneira, muitas pessoas podem perder o emprego para as tags automática, existem muitas pessoas que trabalham na praça de pedágio do Paraná e no Brasil.
A cobrança será feita de maneira eletrônica através de um sistema de identificação do veículo. Ainda não está definido se isso irá acontecer através de etiquetas coladas no para-brisa dos veículos ou leitura de placas com câmeras de fiscalização.
Mas tudo indica que ao fazer o uso de uma rodovia, você receberá no final do mês um boleto no endereço de registro do veículo para o pagamento do pedágio. Com o pedágio por KM rodado não vai mais existir fila na hora de pagar a tarifa, e será mais barato.
Facilidade e custo
Logo mais será implantada a automação no pedágio, e o sistema de pedágio aberto. O serviço de automação para pedágios é desenvolvido com o intuito de gerar facilidade às concessionárias rodoviárias, uma vez que funciona a partir de fortes sensores fotoelétricos, que identificam os veículos proporcionando alta confiabilidade e precisão durante a classificação de pedágio.
No qual a grande vantagens de ter as vias “abertas”, é a fluidez maior das viagens e torná-las mais rápidas, e também a ausência dos congestionamentos, o menor desgaste dos veículos com frenagem e aceleração e a grande expectativa é a eliminação dos acidentes próximos a pontos de pedágio.
Os pedágios do Paraná possuem mais de vinte anos, as tarifas estão entre as mais caras do Brasil, uma série de obras pagam com o dinheiro dos usuários, mas que nunca saíram do papel. Mas este novo modelo de projeto de concessões promete trazer novas mudanças, pois são mais de 2 Bilhões de investimentos.
A proposta que oferecem é a redução na tarifa que nos dias atuais chegam ser abusivas, como parte da proposta estão oferecendo clareza sobre tudo e o que está sendo feito, mas vale ressaltar que clareza não se faz parte de um propósito, quando já deveria ser uma obrigação e fazer parte da estrutura.
No então essas mudanças nos assusta, será que vem pra melhor? Ou para nos beneficiar? Ou somente uma forma de estarem arrecadando mais dinheiro para benefício próprio?
Mas de qualquer forma, os transportes por rodovias ainda continuam e a emissão de seus documentos fiscais tendem a aumentar, portanto esteja sempre preparado para que sua empresa não seja pega de surpresa.
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