Você investe no monitoramento de frotas? Atualmente um dos fatores mais importantes para garantir a competitividade do setor de transportes é a entrega dentro do prazo. Evitar atrasos é um sinal de que o negócio tem alta precisão operacional e, ao mesmo tempo, será capaz de satisfazer às expectativas de seus parceiros.

Em outras palavras, investir no monitoramento de fretes é um dos melhores passos para tornar o negócio mais eficiente e competitivo. As entregas serão mais aderentes aos prazos e a otimização da empresa será mais fácil.

Quer saber mais sobre o tema e os impactos que esse investimento traz? Então veja o post a seguir!

O que é o monitoramento de frota?

O monitoramento de frota é o processo em que a empresa acompanha continuamente os trajetos feitos pelos seus veículos. Essa atividade geralmente é realizada por profissionais especializados que contam com o apoio de soluções de tecnologia voltadas para esse fim. Desse modo, é possível verificar, remotamente, vários dados para otimizar o fluxo de trabalho e reduzir riscos operacionais.

Como o monitoramento de frotas é feito?

O monitoramento de frotas é efetuado, principalmente, com o auxílio de duas tecnologias, o GPS e a radiofrequência. Elas se diferenciam da seguinte maneira:

  • o GPS utiliza satélites para identificar o local em que o veículo se encontra e ferramentas de triangulação, que tornam a avaliação da posição mais precisa;
  • a radiofrequência adota ondas eletromagnéticas para se comunicarem com a central de rastreamento, mas são mais suscetíveis a interferências externas em função do modo como a tecnologia é estruturada.

Por que a empresa deve fazer o monitoramento de suas frotas?

Como apontamos acima, o monitoramento de frotas pode tornar a empresa muito mais competitiva. Veja a seguir os impactos que esse tipo de investimento traz para a empresa!

Mais capacidade de identificar problemas no transporte de cargas

Sempre que existir um atraso ou problema na entrega, a empresa será alertada rapidamente. Isso permitirá que o negócio faça correções rapidamente. Assim, o impacto negativo nos prazos será o menor possível.

Aumento da segurança

Com o monitoramento de frotas, o negócio pode identificar potenciais problemas de segurança com muito mais precisão. Além disso, se algo ocorrer com o veículo, a sua recuperação será feita de maneira mais ágil. Afinal de contas, ele continuará sendo monitorado mesmo após o roubo ocorrer.

Aumento da qualidade dos serviços

Ao monitorar continuamente as cargas, a empresa conseguirá levantar um grande número de dados para ampliar a qualidade de suas atividades. O negócio conhecerá melhor como os fluxos de trabalho são executados e, assim, saberá avaliar a melhor forma de estruturar serviços de qualidade e alta precisão.

Para garantir que a empresa possa entregar os produtos transportados dentro dos prazos, várias estratégias podem ser tomadas. O negócio deve garantir que os profissionais tenham veículos funcionais e, ao mesmo tempo, trabalhem nas melhores rotas. Além disso, os horários devem estar organizados para evitar engarrafamentos e outros fatores externos que prejudicam os prazos.

Nesse sentido, o monitoramento de frotas pode ser visto como um investimento fundamental para a empresa. Ele garante que ela poderá acompanhar os fluxos de entrega de modo inteligente, preciso e prático. Dessa forma, eventuais problemas serão corrigidos rapidamente, evitando gargalos nas entregas e mantendo a empresa competitiva.

Como você faz para garantir a agilidade necessária para a entrega de seus produtos? Conte para gente nos comentários!