Você está buscando caminhos para expandir seu negócio? Que tal começar pelo marketing para transportadoras? O marketing segmentado tem trazido bons resultados às empresas: elas alcançam novos clientes e fidelizam os que já têm.

Como aumentar as vendas é a premissa de qualquer negócio, com a transportadora não é diferente. Hoje o marketing digital tem permitido às empresas se destacarem em seus mercados: visibilidade é uma das palavras-chave para obter sucesso. Veja como o marketing funciona nas linhas abaixo.

Saiba a importância do marketing para transportadoras

O mundo atual é digital. Por esse motivo, o número de concorrentes sendo visto no mercado é muito maior, o mundo mudou a forma de se fazer marketing e negócio. As transportadoras brigam por preços para conquistar clientes, mas o “pulo do gato” está no valor agregado dos seus serviços e na forma como essa informação chega ao seu público.

Dessa maneira, as transportaras precisam estar à frente da concorrência para encantar e fidelizar os seus consumidores, começando com um plano de marketing objetivo e simples em que estarão relacionadas as ações para alcançar os resultados pretendidos:

  • aumentar as vendas e faturamento;
  • ficar evidente entre os concorrentes;
  • obter visibilidade da marca;
  • ampliar e fortalecer o networking;
  • entre outros.

O planejamento pode ser usado para lançar um serviço, marca, divulgar os diferenciais de um produto etc. Já o marketing faz parte das ferramentas de gestão para que sua transportadora consiga ter competitividade no mercado.

Estabeleça um cronograma de ações

Tudo deve estar em papel ou informatizado quanto ao cronograma de ações de marketing, o que inclui monitoramento, resultados e recursos que foram utilizados ou ainda serão.

Com os registros, fica mais fácil analisar como funcionou o processo: se é preciso fazer alguma alteração ou não. A atualização do plano de marketing é constante, porque diversos fatores da empresa influenciam em suas estratégias.

Invista em incentivos e promoções

O mercado de transportadoras também pode investir em promoções e incentivos para atrair mais clientes e transportes.

Faça promoções especiais com descontos para certa quantidade de mercadoria enviada, milhas de bônus para cargas que ultrapassem um preço determinado e ofertas de descontos para uma rota estabelecida. Inove para garantir os baús cheios!

Outra forma de atrair clientes é oferecendo descontos para os atuais que trazerem novos clientes ou encaminharem a sua empresa para outras. Quando o negócio estiver fechado, o cliente recebe o desconto.

Treine sua equipe

O atendimento é parte essencial para o crescimento de uma empresa, por isso dê treinamento específico para cada setor, a fim de que possa dar as melhores soluções aos seus clientes. Preço, eles já têm no mercado. A resolução dos seus problemas é que os fidelizarão à sua transportadora.

Aproveite para incentivar sua equipe a fazer troca de parcerias, em que sua empresa distribui panfletos de armazenagem, por exemplo, para um cliente. Em troca, a empresa de armazenagem faz o mesmo indicando sua transportadora para um consumidor deles. É clichê, mas a união faz a força.

Esteja nas redes sociais

Facebook, Instagram, YouTube, Twitter, Linkedin e WhatsApp são redes sociais que toda empresa tem obrigação de estar. Use seu orçamento para criar publicidade ou mesmo vídeos informativos para esses novos veículos de comunicação. Sua marca se destacará no mercado de transportes, e você ainda pode atingir regiões do Brasil que são do seu interesse.

Faça marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é uma das estratégias de Inbound Marketing: por meio de um blog, você pode atrair clientes escrevendo sobre assuntos relacionados às dificuldades que eles encontram no setor de transportes e qual é a melhor solução.

Assim, a transportadora atrairá clientes interessados nos seus serviços, que virão até você. Isso dará autoridade para a empresa, fazendo com que ela se destaque nos motores de busca do Google.

Esperamos que você tenha entendido as boas práticas de marketing para as transportadoras se diferenciarem da concorrência. Para isso, explicamos a importância do marketing para o segmento, abordamos sua necessidade para manter a empresa em destaque e garantir bons resultados, além de dicas de ações de marketing para você implantar na sua transportadora.

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