Como podemos gerenciar riscos?
É sabido que para uma transportadora, alguns grandes riscos e problemas são enfrentados.
Um é o roubo de cargas e o outro as más condições das estradas brasileiras.
Este, até foi um dos assuntos que já postamos aqui neste mesmo blog, com o título: confira 2 grandes problemas enfrentados por transportadoras. Caso queira acessar o conteúdo, basta clicar no link.
Mas vamos lá, “vamos em frente que atrás vem gente”.
Um dos pontos que podemos melhorar quando diz respeito diminuir a chance de se deparar com alguns destes problemas, é investir em tecnologia.
Sim, pois em um mundo tão moderno em que vivemos, não podemos ficar na mesmice
Outro ponto importante a ser melhorado, é a mão-de-obra. Onde o processo seletivo de funcionários pode ser melhorado.
Ainda, podemos destacar as parcerias com empresas sérias e de competência.
Isso faz com que o processo inteiro fique mais eficiente.
Como a tecnologia vai ajudar neste processo?
Simples? Não, não vai ser simples, pois vai demandar tempo e investimento.
Sabemos que o mercado está repleto de tecnologia, para todo tipo de comércio, que vai desde máquinas que auxiliam na produção rural, até extraordinárias que chegam ao espaço.
Desta forma, será necessário investir, por exemplo em software. Um bom software poderá fazer o rastreio do veículo, identificar movimentos e rotas não convencionais e até mesmo, fazer o bloqueio do mesmo.
É claro que tudo isso precisa ser feito com um bom planejamento, pois a integridade física do motorista precisa ser levada em consideração. Estamos apenas mostrando que existem alguns caminhos que podem retrair a prática de roubos.
Contudo, não é apenas isso. Um sistema que planeja um rota, desviando de estradas ruins, e até mesmo de locais com maiores índices de roubos, pode melhorar este gerenciamento.
Pois ao fazer previamente o planejamento da rota, o motorista pode ganhar tempo e prevenir maiores danos ao veículo e até mesmo a própria carga.
Portanto, são vários os meios que o gestor pode se utilizar para amenizar tais problemas.
Mas e os funcionários?
São peças chaves neste processo.
Uma vez que estes serão os personagens que irão participar ativamente de toda a operação.
Pode, e vai demandar um pouco de tempo, mais valerá o investimento.
Ao fazer um processo seletivo bem elaborado, a empresa ganha também. Pois com pessoas mais engajadas e capacitadas, o desempenho é bem melhor.
Escolher pessoas com mais experiência também ajuda. Funcionários responsáveis eleva a qualidade do serviço prestado, e este reflete lá no consumidor final.
Sabe-se que, um funcionário contente, pode fazer uma grande diferença positiva, assim como um outro descontente também pode fazer, mas negativamente.
Portanto, é super válido, que a empresa valorize os seus funcionários, dando-lhes oportunidades de crescer dentro da mesma.
Desta forma, a empresa passa a oferecer serviços de maior qualidade para os seus clientes.
E as parcerias?
Outra importante etapa deste gerenciamento.
Certamente que todas as empresas precisam de parcerias, por que não é possível que se faça tudo sozinho.
Por exemplo, uma determinada empresa vende produtos eletrônicos, e tem parceria com um grande transportadora. Esta, está completamente engajada com a empresa, que tem acesso aos pedidos que ficam prontos para serem coletados.
Desta forma, a empresa não precisa perder tempo em realizar chamadas e solicitar a coleta, pois a transportadora em questão já tem as informações em tempo real, deslocando seus motoristas rapidamente quando o volume está pronto.
Este é apenas um exemplo das várias formas que esta parceria tem para fortalecer que o cliente final tenha seus pedidos de forma rápida e eficaz.
Ainda podemos observar estes fatos
Uma outra questão interessante para se ressaltar, tanto para empresas de transportes(especializadas), quando a empresas que fazem suas próprias entregas, está no que diz respeito a manuseio da mercadoria.
Observe que no carregamento do caminhão, é necessário atenção para que a mercadoria não seja tratada de qualquer forma. Existem produtos mais frágeis que outros, desta forma é preciso que exista uma padronização para que as embalagens não se deteriorem.
Da mesma forma, no descarregamento. Onde é preciso ser feito com cuidado, para que não seja perdido todo trabalho anteriormente feito no carregamento e transporte.
Este cuidados fazem com que seja agregado valor para o cliente e o grau de confiança passa a ser aumentado.