Está na dúvida se opera com frota própria ou terceiriza? Algumas transportadoras consideram que a frota própria proporciona mais econômica, outras já acreditam que demandam um custo maior. Antes de fazer a escolha de qual a melhor opção, é preciso avaliar os custos. 

A decisão determinará o futuro de seu negócio, pois entre 2015 e 2017 as empresas de transportes desembolsaram 15,5 bilhões a mais de seu faturamento bruto com os custos logísticos, segundo uma pesquisa da Fundação Dom Cabral. O percentual subiu dos 11,73% para 12,37%. 

Diante disso, como fazer a escolha mais adequada para trabalhar com modal rodoviário? Reunimos abaixo prós e contras importantes para ajudar você a decidir. Boa leitura! 

Escolha entre frota própria ou terceirizada 

Para encontrar a opção indicada ao perfil de seu serviço, é necessário considerar alguns fatores para o transporte de cargas, como: 

  • decisões rápidas;
  • pontualidade;
  • investimentos;
  • redução de custos;
  • produtividade;
  • atraso nas decisões.

As ações devem ser estratégicas, dentro de um planejamento e objetivo, de forma que se corra menos riscos e possa agir rapidamente, se for necessário.

Vantagens e desvantagens da frota própria 

Operar com frota própria requer investimentos permanentes para a compra de veículos, sendo eles financiados ou adquiridos por consórcio, recrutamento e treinamento de motoristas, gastos com manutenção e abastecimento. Por outro lado, permite que a empresa esteja sempre modernizada e fortalece sua marca ao percorrer as estradas divulgando seu nome em seus caminhões. Entenda melhor as vantagens e desvantagens!

Decisões independentes 

Uma das vantagens da frota própria refere-se à questão de gestão em que a transportadora detém o controle centralizado de todos os processos. Isso facilita muito quando é preciso resolver algum problema. Com a frota própria, a transportadora tem características definidas sobre: 

  • veículos comprados por ela;​
  • motoristas selecionados, treinados e contratados pela empresa; 
  • rapidez na tomada de decisões; 
  • controle total da frota e dos processos. 

​Controle da pontualidade de demandas  

Permite a flexibilização para adaptar as entregas conforme a demanda do mercado. Assim, reduzirá atrasos e a insatisfação dos clientes. Com isso, garante maior qualidade, confiança e padrão de informação na prestação de seus serviços. 

Altos investimentos 

Para manter uma frota própria o impacto financeiro é alto devido aos investimentos e manutenção da frota, considerando os gastos de longo prazo. Todos os custos devem estar inclusos em cada frete. Aquisição de caminhão, depreciação e capacidade produtiva com: 

  • combustível;​
  • seguro do veículo; 
  • troca dos pneus; 
  • multas e acidentes; 
  • manutenção e reparos da frota; 
  • folha de pagamento; 
  • impostos e taxas dos veículos.  

Vantagens e desvantagens da frota terceirizada 

Trabalhar com frota terceirizada significa não se preocupar com compra de veículos, manutenção preventiva, gastos com combustíveis entre outros fatores. É importante encontrar parceiros que cumpram o negócio acordado e se preocupem com a segurança dos motoristas, qualidade e pontualidade na entrega das cargas. 

Previsibilidade e redução dos custos 

Na frota terceirizada os custos são definidos na assinatura do contrato, ou seja, você dificilmente terá um gasto extra. Dessa forma, poderá se preocupar em desenvolver novos produtos, ter novas ideias e dar mais atenção aos clientes. 

Aumento da produtividade 

A terceirização proporciona que os clientes aprimorem a cadeia de abastecimento para que os seus consumidores tenham produtos de qualidade e dentro do prazo estabelecido. Como já há um custo previsto é possível estabelecer um preço justo nas mercadorias.  

Perda de capacidade na tomada de decisão 

As decisões estratégicas de seu negócio se tornam limitadas porque você passa a depender das decisões de outra empresa e não pode interferir. Isso pode causar atraso na entrega da carga, bem como outros problemas. 

Para decidir sobre operar com frota própria ou terceirizada, você deve avaliar o que funcionará melhor para seu negócio. No entanto, é possível começar optando pela terceirização e, aos poucos, verificar a possibilidade da frota própria, analisando os custos, a operação, a gestão e, principalmente, a necessidade do cliente.  .  

Gostou do post? Conheça também os indicadores de desempenho para fazer um acompanhamento e identificar problemas!