Se você atua no setor de transportes há muito tempo, certamente já sabe o que é CTe. Esse documento está diretamente ligado à atividade e pode ser de grande auxílio para os profissionais que precisam tornar a sua rotina operacional mais prática, ágil e precisa.
Se você já tem uma noção básica sobre o que é CTe, mas não conhece todos os tipos existes ou apenas quer aprender mais sobre esse documento, veja o nosso post!
O que é CTe?
Sigla para Conhecimento de Transporte Eletrônico, o CTe é um documento fiscal utilizado no transporte de cargas. Ele tem como principal objetivo documentar quais são as mercadorias transportadas em qualquer modal, seja ele rodoviário, seja aéreo, ferroviário, aquaviário ou dutoviário.
O CTe tem validade em todo território nacional. A sua integridade é garantida por uma assinatura digital, que tem a recepção e a autorização controladas pelo Fisco.
Como o CTe funciona?
Além da assinatura eletrônica, que garante a integridade dos dados contidos no CTe, há uma lista de funcionalidades que permitem a esse documento substituir outros tipos de documentações fiscais. São elas:
-
- Conhecimento de Transporte Rodoviário de Cargas, modelo 8;
-
- Conhecimento de Transporte Aquaviário de Cargas, modelo 9;
-
- Conhecimento Aéreo, modelo 10;
-
- Conhecimento de Transporte Ferroviário de Cargas, modelo 11;
-
- Nota Fiscal de Serviço de Transporte Ferroviário de Cargas, modelo 27;
- Nota Fiscal de Serviço de Transporte, modelo 7, caso seja utilizada em transporte de cargas.
Quais os tipos de CTe?
Além de saber o que é CTe, a empresa deve conhecer os seus tipos. Assim, erros são evitados no processo de emissão. Veja quais são eles!
Normal
Esse CTe é utilizado na maioria das situações. Nele, são armazenados dados da nota fiscal impressa ou da nota fiscal eletrônica das mercadorias transportadas.
Complemento de valores
Esse tipo de CTe entra em ação quando o negócio precisa aumentar o valor da prestação de serviços (ou das mercadorias transportadas). A sua aplicação também ocorre na complementação do valor ou da base de ICMS.
Anulação de valores
O terceiro tipo é voltado para cancelar valores se o veículo não tiver trafegado pela fronteira do Estado. Assim, é possível recuperar os tributos pagos anteriormente.
Como trabalhar com o CTe auxilia o seu negócio?
O CTe é um documento que traz várias vantagens para a empresa. Os custos operacionais caem, pois esse documento é totalmente digital. Logo, o negócio gastará menos com papel e armazenamento de arquivos.
Além disso, o tempo de parada dos caminhões em uma fiscalização cai. Junto à queda nos erros, a empresa pode ter uma rotina mais inteligente e ágil.
Já para os profissionais de contabilidade, o documento traz a chance de criar uma rotina mais precisa. A Escrituração Fiscal se torna mais simples e as rotinas da área poderão ficar mais digitalizadas, o que leva a menos erros e uma maior taxa de produtividade.
Qual a importância de contar com um bom desenvolvedor de software de emissão de CTe?
Para aproveitar todos esses benefícios, é importante que o negócio tenha uma boa solução de emissão de CTe. Ela precisa ser desenvolvida por uma companhia com experiência na área.
Além disso, é importante que a ferramenta tenha um bom suporte do desenvolvedor. As atualizações precisam ser frequentes, garantindo que o software sempre esteja em conformidade com as normas tributárias do setor. Bugs e vulnerabilidades de segurança precisam ser eliminados sempre, evitando vazamento de dados.
Quem atua no ramo de transportes precisa lidar com uma rotina de gestão complexa. Diariamente, gestores precisam tomar decisões que afetam a qualidade do serviço prestado, os custos operacionais e os prazos de todos os profissionais.
Diante disso, saber o que é CTe e como esse documento pode ser utilizado é algo de grande valor para os profissionais que atuam na área. O uso dessa ferramenta gera economia de recursos, melhora a gestão de dados, mantém a rotina de gestão centralizada e com menos erros. Assim, a empresa pode focar em seu core business de modo estratégico e, dessa forma, garantir a entrega dos resultados esperados em médio e longo prazo.
Gostou deste post e quer investir em uma boa solução para emitir CTe? Então, fale conosco!