Quando se trata de transporte de mercadorias uma das maiores preocupações são as multas que podem ser aplicadas por esse transporte.

Você que está começando a sua empresa deve-se preocupar com o seu fluxo de caixa que depende muito de todo dinheiro que sai e todo dinheiro que entra, então se por algum motivo seu motorista ou até você mesmo tomar um multa no trânsito, essa multa pode sim atrapalhar o seu faturamento.

Ao aceitar uma solicitação de transporte, precisa se atentar não somente no transporte da mercadoria, mas também no descarregamento, se caso tenha algum imprevisto nesse momento, pode gerar um tipo de multa para sua empresa e também para seu funcionario.

Na maioria de casos como esse, quem paga a multa é a própria transportadora, mas se caso você se encaixar como TAC essa multa será paga por você mesmo motorista autônomo .

O seu motorista ou você mesmo empreendedor autônomo, precisa se atentar a legislação do CTB (Código de Trânsito Brasileiro) e também do CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito).

Excesso de peso

Quando você aceita o transporte de certa carga, porém não tem um veículo que comporte toda mercadoria, pode se pensar que colocar aquele pouquinho que falta não vai atrapalhar, porém esse pouquinho pode sair caro.

Se caso o seu caminhão parar em uma balança e for detectado que seu caminhão está transportando acima do peso, pode-se tomar uma multa e também deixar o veículo e a mercadoria apreendido.

Portanto, sempre verifique qual é máximo de peso que o seu caminhão pode levar e não ultrapasse para não ter problemas com multas e nem com fisco.

Irregularidade na nota fiscal

Quando você aceita um transporte de mercadoria você precisa estar ciente de qual será a mercadoria transportada e o peso que o seu veículo suporta, isso geralmente está na nota fiscal recebida, então verifique se está tudo certo.

Isso pode gerar uma multa para você, pois a receita presume que o transportador saiba do excesso e ainda assim aceitou a carga. Em todo caso, analise a sua nota fiscal para que não tenha problemas no transporte.

Local proibido para estacionar

Quando não tem o planejamento do descarregamento da sua mercadoria, isso pode se tornar uma grande dor de cabeça para o motorista, pois nem todos os lugares que precisa ser feito o descarregamento tem garagens de espera.

Então dessa maneira o motorista pode tomar uma multa ou advertência por parar em lugares proibidos por não ter espaço de estacionar o seu caminhão, assim travando as vias públicas.

Sempre verifique com o dono da mercadoria se é possível fazer uma parada e se tem um lugar adequado para fazer o descarregamento.

Horário de rodar

Em algumas cidades grandes costuma-se ter restrição de caminhões em horários de pico para evitar juntar muito trânsito em determinadas vias.

É preciso ficar atento nesses horários para não ser pego de surpresa por um fiscal e acabar tomando uma multa, verifique corretamente na cidade que está sendo transportada a mercadoria para não ter esse tipo de problema.

Sua empresa precisa sempre ficar informada sobre multas, não somente nos exemplos que citei acima mas outras como ultrapassagem proibida, uso de celular no volante, falta de combustível, tudo isso resulta em multa para sua empresa e também para o transportador.

Sempre verifique as leis das cidades e atenção em placas para não correr nenhum risco.

O nosso emissor de conhecimento de transporte, pode te ajudar a emitir o seu CTe de forma simplificada e assim você fica com total atenção na entrega de sua mercadoria.

Irei deixar o link para você fazer o teste do nosso emissor de conhecimento de transporte, de maneira simplificada, aproveite!

Um abraço!

Resultado de imagem para botão quero baixar agora