Se a sua intenção é organizar a casa e elevar a organização de seu negócio para um novo patamar então fique conosco até o final do post, vamos começar de fato do começo, o coração do negócio: Controle financeiro.
Parece coisa básica demais porém esse setor é o pilar principal de qualquer negócio e merece toda a nossa atenção.
Controle financeiro da transportadora – Como começar
Vamos dividir o financeiro em partes para entendermos de forma prática os pontos principais a serem cuidados para que você tenha um gerenciamento financeiro eficaz.
Capital de giro
A primeira coisa importante para assegurar uma certa longevidade para seu negócio é o capital de giro, que nada mais é que uma reserva de dinheiro que funciona como uma base de retaguarda para custear e sustentar a empresa ao longo do tempo, um caixa que fica reservado para garantir as operações da empresa por vários mêses ou até anos
Então fique de olho nisso, como está seu capital de giro?
Tem uma reserva de segurança já preparada?
Cuide com carinho disso para não ser surpreendido(a), o capital de giro é um item essencial no seu controle financeiro.
Fluxo de caixa
Para transportadoras geralmente é mais comum realizar esse controle mensalmente, o fluxo de caixa nada mais é do que as entradas e saídas de dinheiro na sua empresa, diferente do capital de giro, no fluxo de caixa você não só vê o que tem de dinheiro proveniente de entradas na empresa mas também consegue ver as saídas, ou seja: Toda a movimentação de despesas e receitas durante o mês e o resultado de tudo isso.
Sabe porque é preciso ter um fluxo de caixa bem feito?
Para você saber quais são as maiores despesas da transportadora, os dias com maior fluxo de entrada de dinheiro, assim negociando melhores prazos com os fornecedores e conseguir prever eventuais problemas evitando que o caixa fique negativo.
Fechamento diário do caixa
Para que você tenha um controle financeiro bem feito é essencial que o caixa seja aberto e fechado todos os dias, e de grande importância que quem opera o caixa sempre insira o valor de saldo inicial, dessa forma fica bem mais fácil de entender o saldo final considerando as entradas X saídas
do dia e é claro.
Sendo assim bem feito é mais fácil encontrar eventuais falhas na hora do fechamento, e se elas acontecerem, procure resolver imediatamente. Caso contrário o que não foi resolvido em um dia acumula para o próximo e isso pode começar a destruir seu controle financeiro.
E para finalizar, cuidado com o fisco
De quase nada adiantaria um controle financeiro refinado se sua transportadora encontrar dificuldades para andar em dia com a
Receita Federal, até porque algumas falhas na emissão do CTe ou MDFe podem resultar em multas para sua empresa e em alguns casos mais graves a detenção ou até mesmo apreensão de veículos da sua frota que portarem documentos fiscais irregulares durante o transporte.
Aproveitando que estamos falando sobre controle financeiro nós já vamos te ajudar a andar em dia com o fisco e ainda reduzir seus custos.
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