Com o crescimento das empresas com e-commerce o uso de transportadoras cresceu de uma forma considerável,
e quem tem conhecimento ou já atua no ramo de logística tem uma boa vantagem e boas condições de lucrar bem com esse aumento nos requisitos de transportadora de e-commerce.
A rede de logística de transporte é um fator muito importante que mais implica no desempenho sendo no mercado de lojas online. Quando é necessário realizar entregas de produtos comprados na plataforma de e-commerce definida, é então necessário que seja feito por uma transportadora de confiança sendo ela então uma transportadora de e-commerce definida pelo comprador ou pela loja.
Com isso a transportadora que nunca atrasa, que entrega os produtos em bom estado e ainda em pouco tempo de entrega, essas são as mais procuradas por apresentar melhores qualidades de transporte. Consequentemente, essas são as mais caras, por serem mais requisitadas e ter um investimento maior no processo de entregas.
De acordo com pesquisas já realizadas sobre quais transportadores são mais requisitadas revelou os Correios como mais utilizada, porém com preços muito altos, começaram a diminuir e essa busca por outras transportadoras que entregam o mesmo produto e com valor mais baixo.
Sendo assim a concorrência no mercado de entregas no caso de logística aumentou de uma forma considerável, ainda mais atualmente com tantos produtos sendo vendidos de forma online.
Vale a pena fazer as próprias entregas?
Quando é requisitado um transporte para determinada mercadoria, leva tempo até ter todos os documentos de transporte necessários para iniciar uma viagem. Dessa maneira se torna inviável o trabalho do vendedor também fazer entregas das mercadorias.
Outro fato que também implica nesse processo é a armazenagem de mercadorias, por mais que a empresa tenha um amplo espaço para guardar todo material e mercadorias já vendidas para depois realizar a entrega, quanto mais itens acumulados para entrega se torna menor o espaço para trabalhar com itens novos ou com quantidade de estoque a pronta entrega.
A quantidade de espaço perdido armazenando caixas embaladas para entrega é muito grande dependendo da empresa, então esses espaços são liberados quando mandar essas mercadorias embaladas para a transportadora de e-commerce que tem o seu próprio depósito de mercadorias para entrega.
Contudo, empresas que optam por fazer seus próprios modelos de entrega acabam não conseguindo entregar com tanta eficiência e qualidade como uma transportadora que já possui os recursos necessários e experiência no ramo de transportes.
Sendo assim, caso sua empresa tenha esse problema de transporte, o ideal é buscar uma transportadora de e-commerce o quanto antes para ter uma melhor qualidade de entrega e satisfação dos seus clientes.
Confiança na transportadora de e-commerce
Quando as coisas estão indo bem é quando a empresa deve ficar de olho, pois um passo em falso e a empresa acaba perdendo rendimento e acaba tendo problemas de satisfação com os seus clientes.
Muito do que pode impactar na satisfação é a qualidade de atendimento, estando empenhado a entregar essa qualidade de atendimento eficiente, é bom também validar a qualidade dos processos de entrega. Ter ciência de que quem está com a sua mercadorias no caso a mercadoria do seu cliente é fundamental para garantir uma melhor satisfação do comprador.
Sendo assim a ideia de ter uma transportadora de e-commerce eficiente e que tem como principal objetivo a satisfação dos clientes, tanto contratante e destinatário é definitivamente válido, pois garante a sua empresa uma qualidade e satisfação de trabalharem juntos.
A melhor forma de avaliar uma empresa de transporte, é através dos seus processos realizados anteriormente, no caso de processos de transporte. Buscando através desses processos feedbacks de clientes e contratantes, pois só quem pode avaliar um produto é quem realmente utiliza.
As modalidades de transportadoras de e-commerce mais requisitadas
Uma forma de buscar uma boa empresa de transporte é observando o que ela tem pra oferecer e comparar com as demais opções, analisar o que realmente ela agrega de valor a sua empresa que está trabalhando nas vendas online pelo marketplace.
Logo abaixo uma lista de modalidades de transportadoras que podem ser do seu conhecimento ou não, mas dessa forma terá uma visão melhor de como trabalham e como é feito os seus processo de transporte atualmente.
Rodoviário
Bastante conhecido, o transporte rodoviário de cargas é muito comum no território brasileiro pois com o transporte terrestre é facilitado o envio de lugares mais remotos em nosso país, também por ser um modelo mais simples de transporte e mais prático o custo desse tipo de envio é consideravelmente mais baixo.
Sendo um modelo de transporte de fácil acesso, ele traz de uma boa porcentagem no uso das transportadores de e-commerce, pois agregam as empresas vários benefícios, como maior capacidade de transporte de mercadorias, no caso um mesmo caminhão pode realizar mais de uma entrega e em mais de uma determinada região.
Correios
Essa empresa pública tem oferecido muitos serviços no território brasileiro sendo ele rodoviário, ou aéreo. Ela é bem utilizada e em alta escala por ser de grande porte, e atende a todos os estados brasileiros, também é uma excelente escolha para as empresas e-commerce, que precisam desse tipo de transporte sendo a empresa de grande ou pequeno porte.
Os correios por ser mais abrangente em questão de atendimento, utilizava diferentes modelos de envio, no caso PAC, SEDEX e e-Sedex. Com o passar dos anos, alguns conceitos foram definidos pela transportadora, então no ano de 2017 acabou sendo descontinuado o processo com e-Sedex.
O e-Sedex era um serviço bem simples de compreender, assim como o SEDEX que é um processo de entrega mais rápida pelos correios, e-Sedex era destinado a transporte de comércio eletrônico, então com o passar do tempo foi atribuído novas formas de atender a esse tipo de mercadorias e então criado o serviço Correios Log, um modelo novo e mais elaborado para esse tipo de mercadoria.
Couriers
Couriers é uma modalidade parecida com os correios no Brasil, um processo de entregas rápidas sendo elas encomendas como materiais ou apenas correspondências mas que facilita também a entrega para mercadorias de e-commerce.
Tendo o aumento das empresas operando como e-commerce, novas empresas aderem a essa modalidade de transporte, porém como a concorrência é grande, muitos deles disputam uma forma de atrair contratos de transporte aplicando diferenciais em nível de serviço, qualidade de entrega, custo ou até tempo de resposta e entrega.
Como são tantas transportadoras que operam com o modelo de Couriers, alguns exemplos delas são: Direct, Jadlog, Total Express, Carriers entre outras mais conhecidas no mercado externo e interno.
Transporte para o Exterior
Para encaminhar mercadorias para outros países se torna mais complicado no processo de escolha de transportadoras e onde empresas que já tem um nível maior de vendas e exportações precisam ter conhecimento para não perder dinheiro e confiar que o cliente vai receber a mercadoria.
Dependendo da localidade algumas transportadoras mais conhecidas são DHL, UPS e FedEX, já com o intuito de transporte internacional elas sempre estão no topo para lidar com esses processos.
Expresso
Como o próprio nome já diz, esta é uma modalidade que envolve cargas que necessitam de transporte extremamente rápido, então dessa forma não é uma das mais baratas de se contratar para realizar uma entrega.
Apesar de ter um custo maior é muito requisitada para produtos perecíveis onde tem um prazo de vencimento curto se estendendo demais o tempo de entrega por acabar estragando a mercadoria e tendo maiores prejuízos, não apenas financeiros mas também confiança e credibilidade com o cliente.
Por ser um transporte rápido, dependendo da localidade a forma mais rápida e calculada para quanto antes entregar melhor, no caso de movimentação entre grandes cidades ou estados, é feito o transporte ligeiramente por aviões onde reduz de forma considerável o tempo de entrega.
Caso seja dentro da mesma cidade, então a opção mais rápida é o serviço de motoboys dependendo do tamanho da carga. Se for carga pequena, é entregue em questão de poucos minutos pelos transportadores de motocicleta.
Social Delivery
Essa modalidade Social Delivery não é muito conhecida, então é muito pouco popular, mesmo assim tem sido empregada de forma efetiva operando por alguns setores que aderem essa ideia. Os contratantes solicitam algo meio que na hora e assim que um entregador encontra-se disponível ele já se organiza para realizar o transporte.
Sendo uma forma menos formal de fazer isso, não tem tanta burocracia para realizar uma entrega por essa modalidade. Uma das formas mais conhecidas é pelo site Eu Entrego, que por meio da tecnologia vem ajudando pequenas empresas a entregar a sua mercadoria ao comprador.
De todas as modalidades sempre é necessário ter uma boa organização tanto para o vendedor quanto para o transportador.
Aproveitando o gancho de tecnologia da última modalidade, sabemos que grande parte dos processos hoje é online ou com algum software que controla tudo. Por isso o software com mais facilidade de uso e com mais recursos necessários para o transporte e emissão de documentos fiscais, é e será sempre o mais requisitado e que terá mais espaço no mercado.
Porém alguns desses softwares são de custos muito altos por terem seus recursos mais aprimorados mas que nem sempre são utilizados de forma efetiva.
Ao buscar um software capacitado e que atende bem a sua empresa seja ela fornecedora de produtos, ou uma empresa que fornece serviços de transporte é sempre bom visar o sistema que tem mais reconhecimento e por meio de indicações ou feedbacks consegue esse sistema que vai lhe acompanhar no processo e lhe ajudar de uma forma significativa na organização dos processos.
O FreeCTe pode auxiliar a sua empresa no momento da emissão de seus documentos fiscais como CTe e MDFe, clique no link abaixo e baixe agora mesmo.