Todo empreendedor do setor de entregas quer reduzir os custos no transporte, a lógica é bem simples, menos custos é igual a mais lucro para empresa.
Mas nem sempre é fácil assim, mesmo que o transporte seja por conta própria ou terceirizado a empresa precisa lidar com altos custos desse mercado.
Vamos abordar algumas dicas para ajudar os gestores de transporte a reduzirem os custos de transporte de carga, confira!
Quais são os principais custos no transporte rodoviário?
O serviço de transporte não é muito barato para quem o contrata, as empresas brasileiras gastam em média 12,37% de seu faturamento com logística e outra pesquisa diz que em média 26,7% são problemas com a pavimentação das rodovias, que consequentemente aumenta no custo de manutenção dos veículos para a transportadora.
Alguns custos fixos são facilmente calculados mensalmente, isso porque nem a distância e nem a rota influenciam diretamente.
O salário dos funcionários é um exemplo de custos fixos que podem ser calculados, juntamente com o aluguel de galpões para armazenagem e também garagem. Mesmo que haja um aumento, pode-se verificar com antecedência e preparar o setor financeiro.
Mas o problema começa quando os custos variáveis entram na jogada, eles são de acordo com a quilometragem e também a rota, e tudo isso precisa ser colocado na ponta do lápis.
O combustível é um dos principais que podem ser alterados dependendo da distância e também do preço do mercado naquele momento. Os pneus, a manutenção de peças, o valor do frete, e até o seguro de mercadoria podem ser variados de acordo com a viagem.
Mapeamento de todos os custos da empresa
É importante ressaltar que essas reduções precisam ser estudadas e verificadas de acordo com a empresa, mantendo o foco no atendimento e na qualidade do negócio.
O primeiro passo é fazer o mapeamento das despesas, o intuito desse passo é verificar tudo que entra e sai da empresa, e que passa pelo caixa, assim sua empresa consegue otimizar os gastos para que em seguida, as melhorias sejam aplicadas.
Uma dica é montar em uma planilha simples que você entenda e também que seja fácil a leitura, esse trabalho é muito importante, com ele o empreendedor tem uma visão clara de tudo que gera despesas para seu negócio.
Para empresas que fazem processos terceirizados pode sentir mais dificuldade, mas mesmo assim verifique até onde você pode chegar e continue anotando!
Identifique os pontos onde podem reduzir o custo
Assim que você fez o levantamento de todo o caixa da empresa, agora é hora de fazer uma leitura das suas próprias anotações para tomar as medidas necessárias.
Comece primeiramente identificando fraquezas e oportunidades, um exemplo claro são as multas que podem ser evitadas pelos motoristas, ou também uma dívida que foi paga com juros, verifique se pode ser evitada e também se atente ao prazo de pagamento, tudo isso ajuda no fechamento.
Considere também o cancelamento de um serviço que não é mais utilizado, ou a redução de um pacote de serviço utilizado internamente, mas não estou falando de deixar tudo da pior maneira possível, deixe tudo de acordo com a realidade da sua empresa de transporte.
Outra opção é verificar as despesas que estão defasadas, são custos em que o seu valor pode ter mudado desde o último período em que foi analisado.
Controle de ociosidade
Agora que você iniciou fazendo um bom mapeamento de sua empresa de transporte, vamos fazer outra ação em paralelo para reduzir os custos do transporte, uma dessas ações é controlar a ociosidade na frota de caminhões.
A ociosidade pode acontecer por vários motivos, um deles é a manutenção do veículo, que pode acabar deixando-o sem uso por muito tempo , uma dica simples é planejar as manutenções.
Realizar a manutenção dos veículos
A manutenção tem um propósito muito simples e direto dentro da transportadora, ela precisa garantir que o caminhão esteja em pleno funcionamento durante a viagem, assim ele executa todas as funções com o máximo de rendimento possível.
A manutenção ela pode ser corretiva, que é o tipo mais conhecido, ela prevê o ajuste somente quando o caminhão apresentou problemas ou precisa realmente trocar uma peça.
A outra opção é a preventiva, ela é muito mais eficaz e aumenta as chances de seu motorista não ficar parado no meio da estrada. com os ajustes feitos com antecedência, garante que o defeito não apareça.
Realize a troca de óleo que é um dos principais itens a serem verificados, ele garante a lubrificação do motor, a limpeza e o arrefecimento, no pior dos casos quando falta óleo no motor pode chegar até a fundir e seu motorista não pode seguir viagem.
Verifique também os freios do veículo, ele é um dos itens de mais importância porque ele afeta a vida do motorista e também a segurança completa da sua carga
Verifique o sistema de sinalização, o mau funcionamento pode fazer o motorista levar uma multa e também aumenta a chance de acidentes, verifique também a parte elétrica em geral, a bateria o alternador e possíveis ruídos na partida.
A calibragem dos pneus podem impactar diretamente no aumento do combustível, portanto mantenha ela em dia. Com o veículo mais “pesado“ é exigido mais do motor e consequentemente mais combustível. Essa verificação pode ser feita visualmente, por exemplo, bolhas, rasgos e trincas ficam visíveis nos pneus e você pode entender que é hora de trocá-los ou repará-los.
Reduzir os custos de transporte é possível sim!
Tanto para você empreendedor que tem empresa terceirizada ou frota própria é indicado fazer um planejamento e seguir as dicas que estão acima de acordo com seu negócio.
Ela é válida até para o setor que faz a emissão de conhecimento de transporte e manifesto eletrônico, a dica é utilizar sistemas de qualidade e que que estão com valores que encaixam no faturamento, o FreeCTe é um exemplo de emissor com ótima qualidade e você pode fazer os testes gratuitamente!
A redução de custos no transporte é um processo que não se pode fazer da noite para o dia mas pode ser estudado e aplicado a todos os pontos da sua empresa de transporte.
Abaixo tem um botão para baixar nosso ebook que conta com mais dicas de como reduzir os custos no transporte.
Não perca a chance de verificar ainda mais a fundo como aumentar o lucro da sua empresa apenas fazendo processos internos. Clique e veja agora mesmo!