O planejamento de coleta de cargas é uma etapa muito importante para as empresas que atuam no ramo de transporte. Por meio dele, é possível visualizar opções que otimizem o tempo da frota, reduzam os custos e melhorem o atendimento ao cliente. Se esse planejamento for elaborado adequadamente, a empresa pode conquistar mais consumidores e auferir maiores lucros.

Neste artigo, abordaremos as principais informações que devem ser consideradas no momento da realização do planejamento da sua empresa. Listaremos, então, boas práticas que devem ser consideradas.

Está interessado em saber mais sobre o assunto. Continue a leitura!

Considere os clientes fixos

É necessário elaborar os melhores roteiros para a coleta de mercadorias e uma boa prática usada para isso é traçar as rotas que consideram os clientes fixos de sua empresa. A partir dos pontos de parada já determinados com clientes antigos é possível adicionar novas paradas. Dessa forma, será possível elaborar o percurso que seja capaz de otimizar o tempo e de reduzir os custos envolvidos no transporte.

Elabore planos alternativos para a coleta de carga

O negócio de transportes exige que diversas variáveis sejam consideradas antes de se fechar um contrato de serviço. Durante a prestação do serviço, o responsável pela coleta pode ter, por exemplo, imprevistos que atrasem o serviço, furtos de cargas, dificuldades com o estacionamento do veículo etc.

Para se precaver o máximo possível, o empreendedor deve contar com opções para serem usadas como o famoso plano B. Essas alternativas devem ser elaboradas na etapa de planejamento do serviço, pois é nessa fase que se consideram diferentes rotas para efetuar a coleta de mercadoria, os meses mais chuvosos, os lugares de difícil acesso, índice de furtos nas regiões onde serão entregues os produtos, entre outras variáveis.

Produza relatórios e use os dados com eficiência

Melhorar a qualidade dos serviços e conquistar a fidelidade dos clientes é o objetivo de muitos empreendedores de qualquer negócio. No setor de serviços essas metas são até mais importantes que em outros, devido à grande concorrência que o mercado de frete tem. Por isso, é necessário saber se a estratégia adotada pela empresa está dando os resultados esperados ou não.

A melhor maneira de se monitorar a estratégia adotada é por meio da elaboração de relatórios que apresentam dados sobre os serviços prestados. Com a leitura dos relatórios é possível verificar dados como: a eficiência das rotas utilizadas, a depreciação dos veículos, as informações de carga, entre outras variáveis importantes. Assim, o empreendedor conta com um indicativo da necessidade de ajustar ou não a sua estratégia.

Implante o rastreamento de frotas

Por meio de ferramentas de rastreamentos detalhados, o empreendedor da empresa de transporte consegue acompanhar sua frota, podendo detectar alguma anomalia durante o percurso. Assim, é possível tomar atitudes mais rápidas em casos de imprevistos. Além disso, o rastreamento permite que o cliente também acompanhe o status de sua mercadoria, o que pode ser um diferencial no mercado.

Otimize o suporte para clientes

Além dos serviços de rastreamento, o empreendedor do setor de transporte pode contar também com uma equipe de suporte para o cliente. Essa equipe pode esclarecer dúvidas, bem como receber críticas e sugestões. Dessa forma, é possível encontrar maneiras de melhorar a qualidade do negócio e garantir a fidelidade dos consumidores.

Realize parcerias com outras empresas do ramo

Muitos clientes que precisam do serviço de transportes têm operações logísticas complexas que envolvem diversas rotas e, até mesmo, diferentes modais (ferroviário, aéreo, fluvial). Diante dessa complexidade, a empresa que oferece um serviço mais completo poderá ter mais vantagem no mercado. Para tanto, é preciso realizar parcerias com outras empresas do ramo de transporte.

Além das dessas boas práticas citadas neste artigo, existem outras ações que auxiliam o empreendedor a realizar um planejamento de coleta de carga. No entanto, o mais interessante para o proprietário de uma empresa de transporte ter em mente é conhecer bem o seu próprio negócio, para encontrar as melhores soluções que faça sentido em seu dia a dia.

Gostou do conteúdo deste artigo? Compartilhe em suas redes sociais para que mais pessoas do ramo se informem sobre o assunto.