O mundo dos transportes é cheio de oportunidades e uma delas são os pequenos fretes que sua empresa pode fazer para outras empresas de transporte. 

Mas esse assunto é um tanto quanto separado pela própria opinião dos empreendedores de transporte, alguns acham que é possível fazer várias cargas e ganhar mais e outros preferem buscar encomendas mais longe e entregar ainda mais longe. 

Existe também o tipo do motorista, alguns não ligam de ficar longe de casa por mais tempo e outros já preferem fazer pequenos fretes para todo dia ficar em casa com sua família.

Aqui vou te passar alguns exemplos de pequenos fretes que você pode lucrar e conseguir um bom dinheiro com entregas curtas.

Existe diferença entre pequenos fretes e grandes fretes?

A resposta é que sim! Existe uma diferença e também um modelo de trabalho de cada um.

Se você está acostumado a pegar grandes fretes provavelmente o lucro é bem maior e você fica mais dias fora de casa trabalhando. Vamos a um exemplo básico que em apenas um frete que você precise atravessar o estado você ganhe o total de R$1000 para fazer esse serviço.

E nesse caminho leva média de 3 dias para ser feito. Com esses números dá para saber em média quanto você vai tirar no mês e também quantos dias vai ficar longe de casa.

Agora outro exemplo para comparação é que sua empresa ganhe em média o valor de R$300 reais por frete diário. Aqui existe uma separação do que será mais lucrativo para sua empresa, portanto há sim diferença entre pequenos fretes e fretes mais longos.

Seja amigo dos aplicativos

Sabemos que os aplicativos estão sendo cada vez mais utilizados pelos empreendedores e isso não é nenhuma novidade, e no mundo do transporte isso não é diferente. 

Hoje em dia já existem aplicativos onde você pode se cadastrar e receber notícias dos fretes que estão saindo naquele momento na sua região, e isso pode te ajudar a decidir se quer pegar um mais curto ou mais longo.

Basta pesquisar no google um de sua preferência e começar os testes para ver se vale a pena, dentro desses aplicativos você pode encontrar tanto fretes grandes quanto pequenos fretes. Mas provavelmente o que vai ter mais volume são os pequenos.

Preste serviços para uma empresa

Aqui tem uma mina de ouro para alguns empreendedores, dessa forma você pode lucrar de duas formas .

A primeira delas é que a empresa principal tenha muitas entregas para fazer e acaba delegando algumas para outros autônomos que estão por perto, dessa maneira você precisa sempre ficar antenado na empresa para quando tiver um frete ele precisa sair para sua empresa.

Mas o lado ruim é que nem sempre existem fretes, muitas vezes a empresa chama apenas algumas vezes na semana e isso torna o seu serviço instável.

O outro lado é que existem empresas que não fecham parceria com transportadoras grandes por conta dos preços e preferem os autônomos para esse tipo de serviço.

Dessa maneira sua empresa fica responsável somente com a entrega do produto até o consumidor final.

Esse modelo não precisa necessariamente de um horário fixo, as entregas podem acontecer a qualquer momento e você precisa estar preparado, então precisa conhecer um pouco a empresa e também seus horários para não ser pego desprevenido.

Aqui você pode pesquisar em sites ou até mesmo na sua cidade empresas que fazem esse trabalho que é uma ótima maneira de conseguir pequenos fretes lucrativos.

Procure por carretos

Esse é um termo que muitas pessoas não escutam falar no dia a dia, mas explicando de uma maneira bem simples, carreto são pequenos fretes ou mudanças dentro do mesmo município ou até municípios vizinhos, mas geralmente são pequenos objetos transportados.

Essa opção está muito ligada àquele primeiro exemplo onde eu falei dos pequenos valores diários, aqui é possível fazer vários fretes no mesmo dia e ainda consegue economizar por não precisar sair da sua cidade.

Seja agregado

O modelo agregado é basicamente uma parceria exclusiva com a empresa para prestar serviços de transporte, e esses serviços precisam ser feitos somente para essa empresa.

Aqui não precisa ser feito por grandes carros ou até caminhões, muitas vezes são pequenas entregas que acabam sendo feitas em carros convencionais e que dão muito certo para muitos empreendedores.

A ideia é que você seja um autônomo mas como se tivesse um carteira assinada com aquela empresa, em outras palavras você vai trabalhar somente para essa empresa e também receber de acordo com seu trabalho.

Pode ser uma boa opção para quem procura pequenos fretes, nesse modelo é importante frisar que o custo do investimento também é menor por não precisar de um caminhão em específico.

Transporte de medicamentos.

Até agora eu citei algumas opções de modo geral para se dar bem no mundo de transportes, mas a opção de medicamentos é um pouco menos concorrida porque a maioria dos transportadores não cumpre com as normas de segurança e acabam deixando esse transporte um pouco de lado.

Essa pode ser a sua chance de conseguir os pequenos fretes para farmácias e até para hospitais. Mas é preciso levar em consideração que é um pouco burocrático todo o processo.

Entregas urgentes

Quando se fala de entregas urgentes, a maioria dos empreendedores pensam em transporte que são longes e precisam ser entregues bem rápido. Mas o modelo aqui é um pouco diferente.

Aqui é possível fazer com pequenos transportes, VUC e motos igual ao modelo agregado, mas não estou dizendo para gastar o seu capital para comprar esses veículos e sim para fazer com o que tem em mãos.

Você precisa de foco nas suas entregas mas que consiga “apagar alguns incêndios” que são as entregas urgentes.

Não estou falando para focar somente nas entregas urgentes, mas quando aparecer provavelmente o valor será um pouco maior e a sua empresa pode lucrar com isso.

Como começar? 

Meu intuito é te mostrar várias dicas de como pode ser trabalhar com uma transportadora e conseguir vários ramos e poder focar no que achar mais cômodo. 

Claro que não existe somente essas opções que eu citei acima, mas com elas dá para ter uma base clara de que pequenos fretes podem ser lucrativos e eficazes para sua empresa.

Talvez sua empresa possa ser focada em outro tipo de serviços como o de transporte de combustíveis, cargas perigosas, guinchos, containers entre outros.

Não estou pedindo para mudar de segmentação, como eu disse são somente dicas que você pode ou não implementar na sua empresa.

Mas se você precisa emitir seu manifesto de carga é preciso de um sistema que faça isso da maneira correta, e eu te recomendo o FreeCTe para suas emissões com segurança.

É um programa completo para sua empresa com a gestão de seu conhecimento de transporte e também de seu MDFe, tudo isso para focar em somente um lugar todo os documentos fiscais da sua empresa.

Além de contar com nosso suporte de especialistas que estão sempre prontos para te atender em tudo que precisar em suas emissões.

Não perca tempo e clique no link abaixo e baixe agora o FreeCTe, comece suas emissões e tenha mais tempo para focar no crescimento do seu negócio. Clique no botão e baixe agora!

Resultado de imagem para botão quero baixar agora