Em janeiro de 2017 foi encerrado pela SEFAZ o programa de emissão gratuita de conhecimento de transporte. A justificativa foi que 96,3% das empresas já emitiram seu CTe através de emissores próprios.

Daí então todas as empresas de transporte de cargas passaram a utilizar suas plataformas digitais para fazer a emissão de seus conhecimentos de transporte.

Mas apesar de serem muitas empresas que disponibilizam este serviço, é importante verificar se a sua empresa pode fazer a emissão desse documento.

Já falamos anteriormente sobre isso aqui no blog, porem a duvida de muitos clientes é como emitir CTe corretamente, portanto vamos colocar alguns pontos importantes aqui para que sua empresa não tenha dor de cabeça na emissão de seus conhecimentos de transporte.

Como emitir seu conhecimento de transporte?

Com esse artigo, vamos aprender o passo a passo e colocar em prática tudo que foi passado aqui em vídeo, veja até o final!

Solicitar credenciamento na SEFAZ

Esse é o primeiro passo rumo a sua emissão perfeita, sem dar esse primeiro passo é praticamente impossível fazer a emissão de seu conhecimento de transporte.

Com o credenciamento da SEFAZ você consegue fazer a emissão de seu CTe e também de outros documentos fiscais do transporte de carga.

É importante verificar com um contador para fazer esse processo, para que você economize tempo em inserir toda informação e conseguir o credenciamento.

Através do contador, ele apenas solicita alguns dados pessoais seu e da sua empresa e já dá entrada no seu credenciamento, você precisa apenas aguardar e depois emitir seus documentos normalmente.

Adquira seu certificado digital

Assim que sua transportadora estiver credenciada, você precisa de um certificado digital que é outra parte muito importante dentro da emissão, essa chave vai garantir a segurança e a confidencialidade e autenticidade das informações presentes no seu documento fiscal.

Isso basicamente prova que você emitiu aquele documento e ele está sendo validado. Existem dois modelos de certificado digital que você pode adquirir para sua empresa, o modelo a1 e o modelo a3.

É importante verificar um órgão de confiança para adquirir o seu certificado digital, porque é um arquivo que precisa de máxima segurança, devido a se tratar de assuntos fiscais. Clique aqui e veja um órgão que você pode adquirir o seu certificado digital com segurança.

Tenha um emissor de conhecimento de transporte

Fique atento aos sistemas escolhidos, faça um levantamento das suas funcionalidades e também dos benefícios de utilizar o sistema.

É importante que você tenha um suporte para que possa te acompanhar nas primeiras emissões e tirar todas suas dúvidas referente a emissão.

O FreeCTe tem um suporte que está sempre pronto para lhe ajudar na suas emissões e além de emitir seu conhecimento gratuitamente, você possui o emissor de manifestos eletrônicos caso precise, tudo isso dentro de um emissor.

Se atente a facilidade da emissão, é importante que o sistema tenha informações claras para que sua equipe não fique perdida em todos os campos.

Configure dentro do sistema

Assim que escolher o seu sistema, e fazer o download é preciso colocar todas as informações da sua empresa no emissor, dados como endereço, RNTRC, certificado digital, entre outros.

Com os dados preenchidos evitamos erros na hora da emissão do documento. Em outras palavras, saiba que a SEFAZ tem todos os seus dados de transporte dentro dos servidores, e no momento da emissão, eles vão ligar essas informações para verificar se está tudo certo.

Caso tenha alguma informação incorreta, ou que não faça sentido, provavelmente seu conhecimento de transporte vai retornar com alguma rejeição, e assim vai demorar mais tempo para ser emitido.

Importar sua nota fiscal para o sistema

Vamos dividir esse tópico em dois para que fique mais fácil o entendimento, para quem não sabe, quando a nota fiscal é emitida é gerado um XML que é a versão digital de uma nota fiscal, e para gerar o CTE você precisa das informações que estão dentro do XML da NFe.

Em muitos casos a transportadora recebe diretamente o XML da nota fiscal, e já pode fazer o cadastro diretamente no sistema de emissão. Mas nem sempre é assim, muitas vezes sua empresa pode receber apenas a DANFE e precisa emitir somente com a nota em papel.

Dentro do FreeCTe você pode digitar os dados da sua nota fiscal manualmente caso sua empresa tenha recebido apenas o papel, temos alguns campos que precisam ser preenchidos para pularmos para próxima etapa.

Agora, caso você tenha recebido o XML por exemplo, fica muito mais fácil que em poucos cliques seja feita a importação do XML da NFe dentro do CTe e puxado todos os dados automaticamente.

Então basta verificar como você recebeu a sua nota fiscal e dar andamento no sistema importando ou digitando os dados.

Preenchimento dos demais campos

Agora é importante que você preencha os demais campos dentro do seu conhecimento para dar sequência.

Remetente 

As informações referentes a quem emitiu a Nota fiscal são inseridas no campo do remetente

Destinatário

É importante inserir o CPF ou CNPJ de quem vai receber a mercadoria, mas fique atento a esse campo caso não seja você que vai entregar a mercadoria para o cliente.

Informações da nota fiscal

Caso você tenha importado a nota fiscal, provavelmente já está com todas as informações necessárias para emissão, mas se caso você fez todo o processo manualmente, essa é a hora de verificar se está tudo certo.

Chave de acesso, número da nota, modelo do documento, CFOP, valor da nota, entre outros, todos os campos precisam ser verificados.

Cobrança e frete

Verifique também os campos onde é preenchido as informações do frete e também de cobrança da nota fiscal, esses dados que vão informar a forma de pagamento e também os valores que são cobrados no frete.

Imprimir o DACTE

Pronto, agora fica a parte simples, que é o envio do seu conhecimento de transporte para a SEFAZ, em outras palavras, se os seus dados estiverem todos corretos, não vai ter problema nenhum nessa etapa.

Lembrando que você deve imprimir o DACTE, portanto essa versão de papel é que vai acompanhar a mercadoria desde a sua coleta até a hora de entrega.

Se faltou alguma dúvida na emissão de seu conhecimento, não se preocupe, abaixo temos um vídeo onde explica o passo a passo para fazer a emissão de seu documento.

Quer emitir CTe GRÁTIS a partir de hoje?
Use o FreeCTe e tenha total segurança e tranquilidade em seus fretes.
É simples: Baixe, instale e use agora mesmo.

Resultado de imagem para botão quero baixar agora