Quem vive na estrada sabe que o caminhão precisa de alguns cuidados especiais, e também não podemos esquecer os implementos do cargueiro.

Sempre na correria é comum a manutenção regular cair no esquecimento e só lembramos quando o veiculo apresenta algum problema, aí sim levamos o veículo para o mecânico.
Lembramos você que o baú também precisa de manutenção periódica.

Os cuidados com o caminhão refletem diretamente na qualidade do serviço oferecido. Um baú bem ajustado está sempre pronto para uso, sendo capaz de garantir que a carga chegará ao destino final como saiu da transportadora.

Além do caminhoneiro ficar sempre atento, é preciso ter responsabilidade ao dirigir.
Pensando nisso, neste post nós preparamos muitas dicas para você cuidar da manutenção do veículo.

Prevenção

O bom caminhoneiro precisa estar preparado para possíveis imprevistos e ocasiões, por isso é preciso ter alguns itens inseparáveis para realizar reparos rápidos e evitar a perda de tempo na carga e descarga. Os itens que ajudam na manutenção e reparo, além do cuidado do baú são:

  • Caixa de Ferramentas;
  • Cones de Sinalização (caso tenha que parar e verificar a carga);
  • Cordas para amarrar a carga, se necessário;
  • Levanta fio, entre outros.

Cuidados com a instalação do baú

É primordial não extrapolar os limites de carga e volume recomendados pelo fabricante do seu baú, na hora da instalação. O carregamento precisa sempre ser bem distribuído, com seu peso equilibrado entre o espaço disponível. Excesso de carga concentrada em uma só área pode resultar em problemas e acidentes.

Não podendo esquecer de adquirir um baú adequado para o seu veículo, nem maior nem menor. A hora da instalação pede uma força especializada, possivelmente uma empresa de confiança ou funcionários treinados para isso.

Na hora da compra, vale refletir um pouco antes de fazer sua escolha. O cuidado começa na compra do seu caminhão baú. Considere sempre o seu segmento, qual tipo de carga costuma transportar, pois os baús do mercado estão cada vez mais abrangentes, fabricados com materiais específicos para um determinado tipo de uso.

Dicas para uma boa manutenção

Um baú de boa qualidade pode ter sua vida útil estendida por conta de bons cuidados e a manutenção é parte vital desse processo. Combinando prevenção e manutenção no dia a dia, seu baú estará sempre pronto para partir para a próxima viagem.

É sempre bom conferir tudo antes de sair, quando tudo estiver no ponto para receber a carga e partir é importante que o motorista dê uma checada nos equipamentos como os fixadores e os grampos do baú.

As borrachas das portas, vedação do teto e faixas reflexivas precisam estar todas limpas e em boas condições, para não prejudicar a carga.

Periodicamente é preciso limpar o baú. O tempo difere de acordo com o tipo de carga padrão. Alguns materiais sujam mais do que outros e requerem uma lavagem mais ativa, que afaste todos os resíduos deixados por uma viagem.

No caso de infiltrações identificadas, é comum a utilização de lonas ou mesmo manta asfáltica para cobrir e remediar emergencialmente. 

A lavagem ainda tem uma ótima vantagem pouco conhecida. Lavando de fora, é possível identificar danos e até buracos na funilaria lateral que podem estragar uma carga seca em caso de chuva, por exemplo.

Carga e Descarga

A ação mais rotineira do caminhão é passar pela carga e descarga. Além de ter que estacionar em local permitido para não prejudicar o trânsito e consequentemente a comunidade local. O baú pode ser danificado pelas empilhadeiras, a pessoa que estiver operando o mecanismo pode danificar os lados e a frente do baú se não tiver cuidado com essa lataria. Isso pode deixar arranhões e alguns amassados, desvalorizando o aspecto físico do caminhão por inteiro e ficar parecendo que não tem cuidado com seu companheiro de estrada. Então é preciso estar atento e informar aos descarregadores e carregadores a esses cuidados cruciais para total prevenção.

O baú do caminhão deve ser bem cuidado para que seja possível realizar diversas viagens sem precisar de manutenção. Afinal lembre-se: Quanto maior for o cuidado, menor é o tempo gasto na reparação e limpeza. O objetivo é prolongar a vida útil e dirigir com responsabilidade pelas cidades e estradas Brasil afora!

5 cuidados para a manutenção de caminhão

Pneus

O cuidado com os pneus e muito relevante quando se trata de segurança nas estradas e rodovias. Quando mal cuidados ou quando ficam desgastados aumentam muito o risco de aquaplanagem e afeta a estabilidade do veículo na pista.

Por isso e muito importante fazer uma vistoria na banda de rodagem para verificar com cautela e identificar a profundidade dos sulcos e a integridade das laterais.

Sistema de transmissão

O cambio funciona por meio de um conjunto de engrenagens que regulam o torque e a velocidade das rotações do motor, fazendo com que seja transmitido sua potencia para as rodas do caminhão.

É muito importante garantir que o sistema de transmissão esteja muito bem lubrificado. Pois as peças que o compõem podem custar muito caro, então é imprescindível que as mantenha conservada. É muito importante ficar atento a possíveis ruídos metálicos, se as marchas estão sem encaixe ou cheiro de queimado quando estiver em marcha lenta.

Motor

Sim eu sei que os problemas no motor não são comuns, mas ele um item muito importante para o funcionamento do seu caminhão baú, então sempre analise a temperatura, pressão do óleo, cilindros e os pistões.

Baú

Os cuidados com o seu baú são de estrema importância na manutenção do seu caminhão, assegurasse o bom estado de conservação da carga. Por este motivo evite fixar objetos no ripamento interno do baú.

Uma limpeza periódica, especialmente quando for transportar materiais corrosivos, a lavagem ajudar muito a descobrir pontos de vazamento que podem vir a causar perda de carga. É importante ressaltar a necessidade de procurar uma empresa especializada para trocar a massa de vedação.

Por fim, recomendamos que você crie um calendário para a manutenção de caminhão, com um checklist de todos os itens que precisam ser verificados.

Freios

O sistema de freios exige atenção redobrada na manutenção do seu caminhão baú, uma vez que as pastilhas e lonas não podem estar gastas. É importante que faça a medição e a espessura desses componentes, sugerimos o uso de um paquímetro. Vale ressaltar que também as mangueiras e bolsões de ar são importantes, lembrando de fazer regularmente a drenagem do líquido acumulado nesses compartimentos.

Como fazer a manutenção periódica do baú frigorífico

Agora vamos falar sobre o caminhão baú que tem como carga produtos perecíveis que precisam ser resfriados para melhor conversação, estou falando dos caminhões baú que possuem frigorifico.

Quem trabalha no segmento logístico sabe que a manutenção periódica de caminhões é bastante complexa, já que os veículos de carga apresentam vários componentes e uma mecânica própria.

Se tratando de transporte de cargas frigoríficas, o cuidado com a manutenção dos veículos deve ser ainda maior, já que as cargas são perecíveis, e qualquer parada não programada pode colocar em risco toda a mercadoria, tornando-a imprópria para consumo e trazendo muitos prejuízos.

Porque é importante a manutenção periódica do caminhão baú frigorífico

Para evitar qualquer tipo de transtorno, o conjunto frigorífico deve receber atenção especial, principalmente o aparelho de refrigeração do baú frigorífico. É sempre bom lembrar que manutenção está relacionada com a segurança da carga.

Ele é o responsável por tirar o ar quente de dentro do baú, tornando a temperatura ideal para a conservação dos alimentos transportados, como carnes, laticínios, frutas, verduras, entre outros.

Ignorar a manutenção periódica do seu conjunto pode comprometer a qualidade para o consumo de todos esses alimentos, causando prejuízos tanto para os negócios quanto para o consumidor final.

Conscientização dos motoristas é importante

Para uma melhor performance dos equipamentos da rede frio, é fundamental que os motoristas recebam treinamento para identificar possíveis questões que podem causar danos aos equipamentos.

Nos tempos atuais já existem equipamentos inteligentes que ajudam na hora de identificar qual problema oferecendo códigos de alarme que facilitam a compreensão e o rápido diagnóstico dos eventuais problemas.

Vale a pena lembrar que o correto manuseio da carga ainda garante uma maior durabilidade do baú, o que aumenta a vida útil da carroceria, otimizando os recursos da empresa.

Também é importante investir na conscientização desses profissionais quanto à correta conservação e higiene da carga transportada.

Isso garante mais qualidade para a mercadoria, gerando mais eficiência para os serviços de transporte.

Faça um planejamento para essas paradas de manutenção preventiva, dando prioridade para períodos de baixa demanda, ou fazendo um rodízio entre os caminhões para diminuir os impactos financeiros.

Dessa forma, com a manutenção periódica de equipamentos e do baú frigorífico em dia, você garante mais eficiência para o seu negócio ao diminuir imprevistos que possam colocar em risco a qualidade dos itens transportados.

Seguindo essas dicas, é possível manter por muito tempo o caminhão baú em bom estado e continuar fazendo
as entregas normalmente.

O FreeCTe te ajuda a emitir os documentos necessários ao transporte com total segurança para implementar ainda mais confiabilidade nos seus serviços, sabe o que é melhor? É de graça!
Clique no botão abaixo e confira!

Resultado de imagem para botão quero baixar agora