Com a demanda do transporte aumentando, o tema abrir uma transportadora está sendo procurado por vários empreendedores interessados neste mercado, mas quando se trata em abrir uma empresa no Brasil, todo cuidado é pouco.

Um dado muito importante sobre as empresas é que 6 em cada 10 empresas fecham as portas em 5 anos, isso é um dado que assusta qualquer empreendedor que queira abrir um negócio.

E para que você abra sua empresa de maneira segura, vamos te passar um guia completo para sua empresa permanecer firme no mercado de trabalho te dando ótimos lucros e com processos definidos.

O transporte de cargas já é um ótimo negócio, mas não podemos se apagar a apenas isso e abrir uma empresa às cegas, é preciso ter uma estrutura rígida.

Vamos abrir uma transportadora de quê? 

Antes de começar a tirar sua ideia do papel é preciso que você já tenha claro qual tipo de empresa você quer ser. A ideia é começar pequeno e crescer rápido.

Aqui é que muitos empreendedores se enganam, talvez você já tenha um capital para fazer um investimento e isso é muito bom, mas não gaste ele todo em apenas um processo, quando se fala de empresa é preciso ter na cabeça que imprevistos acontecem.

Dito isso imagine que seu capital inicial seja de R$ 100mil, não é uma ideia você colocar todo ele investido em um único caminhão. É um ótimo capital para começar, a melhor ideia é dividir entre os processos e começar pequeno.

Talvez seja sua primeira tentativa no segmento, então o melhor caminho é conseguir informações de quem já é grande, mas não tente imitar todos os processos porque talvez você não tenha braço o suficiente para acompanhar. 

Fazendo dessa forma, é bem mais simples entender seus pontos fracos e onde precisa de ajuda para alavancar. Dependendo do processo você precisa fazer um investimento para conseguir melhorar aquela gestão.

Lembrando que você precisa escolher para qual ramo vai ir, são eles:

  • Transportadora de cargas pesadas;
  • Transportadora urbana, metropolitana ou interestadual;
  • Transportadora de mudanças;
  • Transportadora de cargas perigosas;
  • Transportadora de veículos;
  • Transportadora de medicamentos;
  • Transportadora de mercadorias.

Faça o planejamento

Agora aqui começa a parte burocrática da sua empresa e por isso é uma parte muito importante que você precisa sim dar atenção.

Existem vários tipos de documento que é preciso ser entregue para sua empresa ser criada e você ficar liberado para começar a trafegar.

Com um contador ou advogado a sua empresa fica totalmente segura quanto a começar com o pé direito com o fisco, tendo essa parte de fiscalização certinha você já pode começar a pegar mais trabalhos.

O planejamento não é somente na parte documental da empresa, precisa também ter processos definidos como venda e marketing, mas não se preocupe, o processo é bem simples.

A minha dica é acompanhar o mercado e entender como os grandes fazem, mas entenda que não é copiar, e sim adaptar ao seu dia-a-dia.

Fazendo dessa forma você consegue entender de onde os clientes são e como faz para aumentar a sua carteira.

Gestão de equipe e custos

É claro que você pode começar a fazer processos em sua casa mesmo, contando que ela tenha um bom espaço, mas o recomendado é encontrar um lugar que toda a mercadoria fique armazenada.

Isso não é um processo barato, precisa verificar qual sua disponibilidade e encaixar dentro de seu orçamento.

Outra parte importante é sua equipe, para abrir uma transportadora é preciso que tenha outras pessoas responsáveis por áreas importantes. Dá pra começar sozinho sim, mas tenha em mente que será muito mais complexo e cansativo.

Uma boa empresa é feita também de uma boa equipe, que trabalhando juntas pelo bem da empresa ela pode dar frutas valiosas de curto, médio e longo prazo.

Documentos fiscais

Falamos um pouco sobre os processos burocráticos, equipe e custos, agora chegou a hora de fazer seu primeiro documento fiscal que também é muito importante.

Sem o conhecimento de transporte ou o manifesto de cargas, sua empresa não consegue fazer frete da maneira correta. Sem frete significa sem dinheiro no caixa e sua empresa pode quebrar em pouco tempo.

Por isso comentei sobre seu contador que pode te ajudar nesta burocrácia, mas para emissão seus documentos você pode utilizar o FreeCTe, que emite seu conhecimento e manifesto de forma simples e rápida.

Se seus dados estiverem todos corretos basta colocar os dados dentro do CTe ou MDFe e o sistema já faz o envio.

Simples né, então clica no link abaixo e baixe agora mesmo o FreeCTe e comece os testes.

Resultado de imagem para botão quero baixar agora