Logística 4.0, você conhece esse termo? E indústria 4.0? Ambas estão caminhando juntas devido às novas tecnologias, que têm proporcionado eficiência, rapidez e redução de custos.

As indústrias dependem da logística para que seus produtos cheguem aos seus clientes. Hoje, o conceito é baseado nas novas tecnologias para otimizar os processos logísticos.

Pensando em termos de Brasil, que tem um elevado custo de transporte de mercadoria, essa evolução tem proporcionado grandes benefícios tanto para as indústrias quanto para os clientes. Confira mais a seguir.

O que é logística 4.0?

A revolução industrial 4.0 está alterando a área de logística. Conforme a tecnologia e os sistemas de produção avançam, as empresas desenvolvem produtos de acordo com a exigência do cliente, de forma personalizada. As mercadorias devem ser produzidas apenas para a comercialização, por determinado período.

Por quê? A cadeia de suprimento, também, passa por modificações de conceitos, visto que, diminuindo o consumo de matéria-prima e produtos acabados, os estoques são reduzidos, trazendo maior rapidez aos processos e otimizando as entregas. Essa otimização das entregas permite que as empresas se tornem mais competitivas no mercado, saindo à frente da concorrência.

Dessa forma, a logística 4.0 é uma evolução da logística tradicional, em que havia grandes estoques e descontrole de inventários, trazendo grandes perdas e mais:

  • erros no controle de produtos específicos;
  • demora entre a compra do cliente e a entrega do produto;
  • centro de distribuição físico com alto custo e, às vezes, obsoleto;
  • pretextos para erro de carregamento e entregas no transporte;
  • concorrência sem qualificação.

Na logística 4.0, todo o processo é estrategicamente analisado e pensado como:

  • estoques inexistentes;
  • tempo de compra do cliente até a entrega da mercadoria curto;
  • todo o processo é integrado, conectado e monitorado de forma online;
  • IoT (internet das coisas) conecta na hora todos os embarques;
  • gestão e gerenciamento do centro de distribuição informatizado com wi-fi/lan;
  • integração da cadeia de suprimentos com foco nos serviços.

Quais os principais desafios?

Com a modernização da logística 4.0, grandes mudanças hão de acontecer, mas a principal delas é a transformação da cultura organizacional proporcionada pela conectividade. Além disso, as transportadoras deverão investir em sistemas hospedados em nuvem, devido à mobilidade, para que todos tenham acesso.

Outro desafio é eliminar os estoques ao mesmo tempo em que se diminui o tempo de entrega das mercadorias, fator complicado pelas dimensões continentais que o Brasil tem. Por esse motivo, é imprescindível a sincronização dos processos com os fornecedores.

Além desses desafios, há o cadastro de informações precisas e atualizadas em tempo real, centros de distribuição com gestão moderna e conectada, visão ampliada da cadeia de suprimentos e otimização.

Como se preparar para a logística 4.0?

Para adotar a logística 4.0 na sua transportadora, é preciso incentivar e promover mudanças diariamente na cultura organizacional.

Analise os processos de trabalho

Alterações corporativas devem ser realizadas, eliminando processos de gestão obsoletos e manuais que provocam perda de tempo. Pense nos resultados da empresa de forma que o trabalho seja conhecido e revisado. Otimize e automatize tudo que puder.

Invista em tecnologia

A tecnologia auxiliará muito a comunicação com seus parceiros por meio da EDI (Troca Eletrônica de Dados) e de webservices para integrar todos que fazem parte do processo, reduzindo custos, evitando erros e agilizando o trabalho.

Outra dica importante é a implantação de software de gestão de transportes, que permite que os dados de abastecimento sejam importados eletronicamente ou recebidos dos parceiros por EDI, sendo que tudo estará registrado no sistema.

Conecte frota e motoristas

Pelo rastreamento de sua frota, é possível monitorar o trajeto planejado de um determinado veículo. Caso haja algum problema, poderá intervir sobre o mesmo, como até desligar o motor do caminhão. É possível, ainda, avaliar a média de consumo de combustível, padrões de consumo e cada motorista ou veículo individualmente e em grupo, de acordo com os relatórios.

Com a redução de perdas e melhorias nas avaliações de dados, a logística 4.0 proporciona maior satisfação dos clientes e de seus resultados na transportadora. O conceito de logística 4.0 é uma realidade, não mais uma tendência.

Quer saber mais? Deixe seu comentário no post, vamos trocar uma ideia sobre o assunto!

Continue conectado em nossas mídias Sociais.

Acesse nosso site.  Nosso canal no YouTube  Nosso FanPage no Facebook   Conheça nosso LinkedIn