Já ouvi falarem o seguinte: Vou abrir uma transportadora porque é um ramo que não vai me dar trabalho, eu compro uma moto e uma fiorino e começo a fazer entregas, pequenos frete e pronto, pelo menos assim eu não preciso ficar mexendo com tanto coisas como outras empresas, é só pegar e entregar.
Pobre coitado, sabe de nada inocente.. rsrs
Engana-se muito quem pensa desta forma, pode até ser que antigamente, em um passado não muito distante, era mais ou menos assim, não exatamente, mas poderia ser sim um pouco menos burocrático.
O fato é que com as mudanças e evoluções, o governo não fica para trás e lança seus projetos, sejam eles para controlar melhor, sejam eles para arrecadar melhor, sejam eles para proporcionar maior segurança, etc. E é claro que os primeiros impactados com tudo isto é o empreendedor, seja ele em qual ramo estiver, seja no comércio, no transporte, nos serviços e por aí vai.
Como o assunto aqui é especificamente transporte, então vamos discorrer um pouco sobre esta tarefa que muito tem feito por nosso país, afinal de contas, se não houvesse transporte as coisas simplesmente não andariam. Existe até uma máxima que diz que se o transporte parar, o Brasil para, e isso com certeza não é mentira, pois sabemos que muita coisa é abastecida nas gôndolas e prateleiras, por meio do transporte rodoviário. Claro que existem vários outros, mas o rodoviário é o que manda.
Levando em consideração este importantíssimo mecanismo da economia global, sabemos nós que o governo, em sua essência, serve para governar, e dentre tantas coisas que estão sob o domínio e regido sob leis, sejam elas estaduais ou federais, passam pelo governo. E não poderia ser diferente no quesito transportes.
Assim como para a venda de mercadorias é exigido notas fiscais(NFe), prestação de serviço(NFSe), venda ao consumidor(NFCe), entre outras, para o transporte de destas mercadorias, também é necessário a emissão de um documento fiscal, este chamado de Conhecimento de Transporte(CTe).
É por isso que eu iniciei dizendo logo no começo aquela falsa sensação de: nisto eu não serei obrigado a prestar contas a ninguém, somente a mim.
Mas como sabemos, não é bem assim que funciona, precisamos fazer as coisas conforme manda a lei, senão, acaba lá naquela história de que fica mais caro o molho do que o peixe.
Portanto, se você vai transportar mercadoria, precisa estar atento aos deveres fiscais para não ser pego de surpresa. O FreeCTe é uma ferramenta nascida e criada para ajudar os empreendedores neste sentido, ficar “bonitinho” perante ao fisco.
Quando diz respeito a todas essas regras e enquadramentos, chega dar um arrepio, calafrio, medo, falta de ar, em algumas pessoas, por pensar que é muito difícil cumprir todas as exigências, e por este motivo, muitas vezes acabam optando por negligenciar as regras e seguir daquele jeito: vamos ver até onde vai, seja o que Deus quiser. Não entrando nesse mérito, mas é claro que Deus quer que o seu negócio prospere, no entanto, as bênçãos vêm no maior volume para aqueles que fazem as coisas certas. É lícito que façamos tudo certo perante as leis de Deus, mas também sob o comando das leis da terra, já diz as escrituras: Em Mateus 22:21 está dito “Dai, pois, a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus.” Em Romanos 13:1, “Todo o homem esteja sujeito às autoridades superiores.
Pois bem, este não é um conteúdo gospel neh. Então continuemos a falar sobre o CTe.
Como você já sabe, e ainda reforçamos agora, você precisa seguir as leis. E o FreeCTe é a ferramenta certa para te auxiliar com isso.
Unindo tecnologia e inteligência, a ferramenta busca otimizar o tempo e automatizar processos longos que demoraríam horas para serem feitos, fazendo com que até cheguem a desistir de fazer. Aqui, a intenção é substituir este processo chato e trabalhoso, por um muito mais rápido e prático, além disso, sem demoras.
O FreeNFe garante uma usabilidade mais fácil e limpa, porque o seu foco é emitir os documentos de forma simples e assertiva, não misturando outros afazeres que não fazem parte da emissão. Desta forma, proporciona rapidez e praticidade nas suas emissões.
Além de emitir o seu documento Conhecimento de Transporte, ele emite também o MDFe, se caso você precisar. O MDFe é o Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais.
O seu ganho de tempo e agilidade nas emissões destes documentos, estão pautados em recursos que foram preparados exclusivamente para este fim, como por exemplo, utilizando a importação dos XMLs das notas para geração do CTe, podendo contar com um time de suporte especializado para te ajudar em qualquer situação, ou até mesmo utilizando de relatórios e gráficos para analisar dados e ter uma tomada de decisão mais assertiva.
O FreeCTe é uma ferramenta gratuita para emissão de CTe, no entanto, ela também disponibiliza uma versão mais completa, com mais recursos a serem explorados, recursos estes feitos sob medida para te proporcionar maior agilidade e praticidade no dia a dia. Vale a pena conhecer a solução que vai te ajudar muito.
Como forma de te agradecer pode ter lido este conteúdo, eu vou te dar um super desconto se quiser já ir direto para a versão Plus, que é a mais completa. Para isto, basta você me acionar no WhatsApp comercial, dizer que leu este artigo, que eu já irei de dar um SUUUUUPER desconto, vou ficar te esperando heim, não deixe de me chamar no link abaixo.
EU QUERO MEU DESCONTO DO FREECTE PLUS
Quaisquer dúvidas, estaremos à disposição, por gentileza não hesite em chamar no nosso chat online.
Até a próxima.
Paulo Assis