Uma das coisas mais importantes no frete de algum produto, sem sombra de dúvidas, é o código de rastreio da mercadoria. Serve de praticidade tanto para o cliente quanto para a indústria responsável. Uma área que requer muito planejamento é a logística, pois além da qualidade de seu produto, algo muito decisivo para a avaliação do cliente será a eficiência e prazo de entrega dos pedidos. Isso dará total sentido, e determinará se o mesmo virá a comprar com você novamente.
Nos dias atuais, o uso de tecnologia na operação logística se tornou indispensável, pois a análise de dados e automações tem potencial para trazer melhorias significativas para sua empresa. Separamos para você os dados mais importantes sobre o rastreio das mercadorias. Quer entender um pouco mais sobre isso? Acompanhe já!
O que é exatamente o rastreio de produtos?
O código de rastreio tem como função, informar em qual ponto do percurso se encontra o produto, o que no final das contas soma pontos para a estrutura de qualidade de sua empresa.
Quando é feito o rastreio de algum produto, são levantadas algumas informações, como: Origem da mercadoria, Destino e Localização atual.
Se formos falar da técnica de rastreio de mercadorias mais popular, poderíamos colocar aqui a radiofrequência, que é composta por ondas eletromagnéticas. Dessa maneira, não existe necessidade de utilizar algum meio de programação para estas ondas.
Outras formas de rastreio seriam por M2M/GSM e via satélite, na forma de rastreio M2M e GSM se dá através de antenas de telefonia, e a forma via satélite opera através de uma rede de satélites que recebe a informação da localização da mercadoria. Porém, essa forma tem a desvantagem de não fornecer a localização do produto em tempo real.
O mais importante para se ter em mente, é que quanto melhor e mais eficiente for a forma de rastreamento, maior será a satisfação do cliente para a sua empresa. Por isso, ele acaba sendo um ponto muito importante.
Código de rastreio
O código de rastreio dos produtos nada mais é que uma sequência numérica de 13 dígitos. O próprio site dos correios e da empresa responsável pelo transporte fornecem essa consulta, sendo necessário que o usuário tenha este código. O mesmo é enviado por e-mail através do vendedor ou prestador de serviços.
Guia dos itens até o endereço de destino
Após 5 horas que o site da loja entra em contato com o cliente, as informações ficam disponíveis para os correios. A primeira etapa é o sistema informar que a postagem foi feita na cidade de origem. O código de rastreio também permite saber quais outras unidades houve a postagem da mercadoria, caso a entrega for interestadual. As três informações de status padrão são: “Saiu para a entrega”, “Entregue” e “Destinatário ausente”.
Em outros casos, muitas empresas de transporte preferem utilizar o CPF do destinatário como forma de rastreio das mercadorias. A vantagem do rastreio feito por parte das empresas de transporte é que o cliente não fica sujeito a imprevistos, podemos citar greves por exemplo.
A indústria específica que escolhe por fazer envios por transportadora ou frota própria pode estar integrando um sistema de rastreamento para sua empresa, seja uma loja virtual ou loja física. O que será fundamental para isso é apenas ter um site que permita ao cliente o acesso fácil a essas informações.
Agilidade nas entregas
Se falarmos em relação a agilidade da entrega, estamos nos referindo diretamente às rotas que foram escolhidas para fazer o transporte da mercadoria.
O rastreamento fornece a possibilidade para o contratante da indústria obtenha as informações precisas sobre a localização da mercadoria, para que dessa forma ele tenha uma base razoável de quando receberá sua encomenda.
Uma informação importante que na qual os clientes têm acesso, é a quantidade de paradas que o motorista do veículo fez ao decorrer da rota de entrega, seja para fins de descanso ou algum processo de fiscalização.
É um detalhe muito importante para qualquer imprevisto que pode ocorrer no caminho, seja em casos de atraso da entrega ou qualquer problema com a transportadora, o consumidor é notificado e informado um novo prazo de entrega do produto.
Otimização dos roteiros
Outro benefício muito importante para o rastreio das mercadorias em sua rota de transporte é a organização e otimização dos caminhos, pois ela faz parte da estratégia de rota da empresa responsável pelo produto no momento de escolher o melhor caminho para o mesmo, até que chegue ao seu destinatário. Isso apenas serve de exemplo para casos como: Obras no caminho, grande quantidade de buracos, etc.
Simplificadamente, essa otimização ajuda tanto na saúde de estado da carga, quanto no prazo que a mercadoria leva para chegar até o seu determinado destino, realizando uma viagem mais rápida e também mais segura!
Controle das entregas
Se formos pensar nas possibilidades de imprevistos que podem ocorrer durante o trajeto da mercadoria até o consumidor, seriam muitas.
O rastreamento permite acompanhar em tempo real todas essas informações, de tal maneira que é possível acompanhar casos como: extravios de carga, acidentes e congestionamentos.
Nesses casos, através dessa tecnologia é possível tomar medidas de solução o mais rápido possível, pois com o acionamento da polícia, é possível recuperar o produto roubado e consideravelmente não prejudicar o tempo de entrega até o destinatário.
Prevenção de erros
É fundamental que a logística industrial seja a mais eficiente possível, querendo ou não, um pequeno descuido neste processo pode ser o suficiente para que o cliente deixe de fazer negócio.
Para amenizar este problema, o rastreamento da carga faz o gerenciamento completo da viagem de forma proativa, com a finalidade de verificar e identificar qualquer possibilidade de erros.
Outra situação que podemos citar aqui é a mudança de rota, em função por algum acidente ou má qualidade da estrada.
Segurança da mercadoria
Roubos de cargas infelizmente é algo recorrente no Brasil, trazendo prejuízos bilionários para as indústrias responsáveis. Dessa maneira, ao usar os rastreadores nos veículos é possível se informar da localização exata em que o veículo se encontra, para que assim, em casos que houver alguma mudança na rota pode-se também levar por motivos de roubo. Nesses casos tendo uma maior segurança e podendo identificar o local onde se encontra o veículo.
Diferencial
Mesmo que muitas indústrias e empresas já optaram por utilizar o rastreamento de cargas, mesmo assim é um fator que diferencia de todas as demais concorrentes. Por isso, nada mais importante que consultar as melhores soluções do mercado, para que possam ter o melhor monitoramento possível!
A tecnologia desenvolvida
Os veículos que são responsáveis pelo transporte da mercadoria são equipados com rastreadores que fornecem o acompanhamento da carga até o destinatário. A forma de rastreamento com o uso do GPS é mais simples. Falando neles, o sistema por GPS opera através de diversos satélites que circulam o planeta. Eles emitem em sincronia alguns sinais que informam precisamente a posição atual do veículo.
Este rastreador principal, recebe todas as informações e direciona para a central de atendimento da empresa responsável através de tecnologias como GSM (dispositivos móveis) e GSPR (tecnologia por rádio que aumenta a taxa de transferência de dados entre os dispositivos móveis, tornando mais fácil a comunicação e o acesso à rede).
Dessa maneira, a central recebe os dados e pode enfim, transmitir as informações em tempo real para os seus clientes.
A forma de rastreamento RFID (radiofrequência) para os veículos de transporte também é consideravelmente utilizada para a localização das mercadorias. A RFID tem o seu diferencial de identificar a posição exata do veículo mesmo em espaços fechados e cobertos, pois o mesmo não depende de satélites para a sua operação.
A forma de rastreamento RFID não utiliza fios, e tem capacidade para identificar a real distância de qualquer objeto, recuperando informações do mesmo e dessa forma, armazenando-as em um dispositivo nomeado como “tag”.
Já é comum em nossos dias ter alguns produtos e embalagens que são adesivadas de “RFID”, que normalmente ficam no lugar do código de barras da mercadoria. Da mesma forma que o código de barras, o RFID também necessita de um dispositivo de leitura.
Tendo em mãos uma excelente tecnologia de monitoramento de segurança e rastreamento das mercadorias, as indústrias responsáveis usufruem dessas informações 24 horas sobre o veículo, o motorista e a carga. Essas informações assim que passadas para a central de atendimento, são transmitidas diretamente para a internet, dessa forma os clientes têm a possibilidade de acompanhar a situação de entrega de suas mercadorias.
Como podemos acompanhar ao decorrer do conteúdo, o rastreamento dos produtos proporciona infinitas vantagens para a indústria ou empresa responsável por todas as mercadorias em transporte. Seguindo pelo mesmo sentido, concordamos que o uso de tecnologia é prioritário nos dias atuais, não apenas para a segurança de sua carga como também para o crescimento de sua empresa. Querendo ou não uma boa avaliação de seus clientes é o que nos faz crescer e nos motiva a ir adiante!
E para emissão de conhecimentos de transporte eletrônicos e Manifestos eletrônicos, o FreeCTe pode te ajudar de maneira simples. Clique no link abaixo e confira!