Com o mais recente aumento do combustível e da crise econômica, qual é a situação dos consumidores que precisam da gasolina para se locomover?
De acordo com a Petrobras a gasolina que pagamos na bomba é a soma dos seguintes fatores:
- 31% – custos de operação
- 10% impostos da união
- 28% impostos estaduais
- 15% custo adição do etanol
- 16% distribuição e revenda
Não é somente a gasolina que envolve o aumento de preço que você paga, não é somente o petróleo, são vários fatores inclusive do etanol e até os impostos e as revendas, tudo isso impacta no valor final.
Somente no início deste ano o preço da gasolina subiu duas vezes: 7,6% no dia 8 de janeiro e 5% de aumento no dia 26 de janeiro.
Entenda melhor
Em 2018 na greve dos caminhoneiros, houve uma paralisação do país inteiro, ”cortando” o abastecimento de insumos para a população, um episódio muito marcante para a história do país. Foi uma greve muito impactante, pois foi quando caiu a ficha de muitos e obteve reconhecimento do quanto um caminhoneiro é importante, eles são extremamente importantes para todos.
Após a paralisação, na época tudo resultou na seguinte mudança: Foi decidido que o preço da gasolina iria se ajustar de acordo com a variação do mercado de fora do Brasil, outros países iriam reajustar o preço do combustível dentro de outro país. Com isso o preço dos combustíveis eram ajustados diariamente, todos os dias o preço poderia ser diferente levando em consideração que todos os reajustes eram pra mais, o valor da gasolina ia subindo cada vez mais.
Em 2019 o preço da gasolina não tinha mais reajuste, dependia do preço do mercado da variante externa, qualquer coisa podia interferir no preço da gasolina, essa forma que a Petrobras usa para calcular o preço ninguém sabe qual é, sempre que os analistas verificam o preço do mercado sempre chegam em números diferentes. Mas o realmente em que os analistas acertam é que o reajuste precisa ser feito e que o preço está defasado.
O preço do dolar
Retornando para a realidade atual a gasolina e o diesel são derivados do petróleo, o petróleo não é comprado com a moeda real e sim com dólar e como todos sabem o dólar está caro, chegando a cerca de R$5,2538, com a pandemia foi afetado drasticamente todo esse processo.
Infelizmente o valor ainda irá continuar aumentando, somente em julho de 2020 a gasolina chegou a custar em torno de R$6,13. O motivo desse drástico aumento nesse período foi a pandemia, com a pandemia a extração do petróleo foi mais difícil fazer, a mão de obra foi reduzida, pois as pessoas estavam em casa em quarentena, e quem iria extrair o petróleo refinado para transportar tinha menos recursos para serem utilizados no processo, menos países comprando pela falta de capital de dinheiro e pela queda de uso da gasolina, pois quem é que estava usando gasolina se estava todo mundo em casa?
Porque o país vai comprar a mesma quantidade de petróleo que comprava antes se a própria população não pode sair de casa. Infelizmente a pandemia será um grande marco na história e na vida de todos, não sendo diferente para esse setor, pois se antes estava ruim, agora está pior.
Os consumidores não tem pressa nenhuma para ser feito um reajuste, pois relembrando que reajuste nunca é para diminuir, mas os empresários, principalmente os de importação eles possuem pressa, eles compram caro a gasolina e precisam vender com o preço antigo e congelado no Brasil, eles estão tendo prejuízo, eles precisam aumentar, se não eles quebram.
A modificação
É muito perceptível o quanto uma modificação um aumento possui um grande impacto, ressaltando que o preço da gasolina não impacta somente quem possui carro. Quando o diesel aumenta a passagem do ônibus aumenta, 30% dos brasileiros usam transporte coletivo, seguindo nessa linha de pensamento o que é aumentado também são os fretes, o frete esta mais caro, o valor do diesel está mais caro, metade do lucro já fica para trás, é muito perceptível que afeta tudo e a todos.
Tendo em vista os fatos apresentados são mudanças muito abrangentes e que englobam muito mais do que é imaginado e apresentado nas notícias e informações, neste momento greves foram feitas, solicitação de tomadas de decisão já foram feitas no dia 7 de setembro, neste caso é somente aguardar qual atitude será tomada.
O que está ao alcance de todos no momento é aguardar e cada um fazer o mínimo para sobreviver com o que tem e pode, mas claro que o direito é de todos lutar pela melhoria da economia do país.
Tendo em mente e esclarecido a situação, no dia a dia para sobreviver e manter a estabilidade financeira com o preço da gasolina, veja essas dicas práticas para economizar com o combustível:
É possível economizar até 30% de combustível mudando a maneira como você dirige.
Manutenção preventiva
Primeiramente não adianta você querer que seu carro economize combustível se a manutenção preventiva do veículo não estiver em dia. Alguns itens são importantes para ajudar nesse processo, como por exemplo: velas, filtros de combustível, filtro de ar do motor, alinhamento dos pneus, óleo e filtros novos trocados no prazo certo pois melhora o desempenho do motor.
Calibragem do pneu
Pode parecer básico, mas muita gente não confere a calibragem do pneu, não somente para economizar mas evitando até mesmo acidentes no trânsito.
Um pneu murcho altera e muito no consumo do carro, pelo menos uma vez a cada 15 dias façam a calibragem, é só passar no posto de gasolina, leva em cerca de cinco minutinhos para estar conferindo, a calibragem deve ser feita de acordo com a fabricadora de seu pneu determinou. A quantidade certa pode ser encontrada no manual e dentro da porta do tanque.
Finalizando a manutenção preventiva vamos para as partes práticas.
Tirar o carro da inércia
No momento que você para totalmente o carro, para ele se movimentar novamente é necessário o trabalho a mais do motor, use a redução de velocidade e de marcha ao seu favor, o mesmo vale para:
Freadas bruscas e aceleramento
Acelerar de forma abrupta aumenta o giro do motor e exige mais energia do sistema como um todo, o que vai fazer com o veículo consuma mais gasolina do que o necessário.
Pensando dessa forma ao frear bruscamente somente em casos que realmente há necessidade, que é exigida, como por exemplo para evitar um acidente.
Reduza o peso extra no veículo
Na prática, quanto maior for o peso extra no carro, maior é o gasto de combustível. Uma caixa de ferramentas no porta malas, uma bicicleta enganchada atrás do carro, bagagens e até mesmo lixo que vai acumulando, utensílios e produtos que o motorista não utiliza, não há necessidade de carregar, podem ser descartados e retirados do veículo.
Outra dica é manter o veículo limpo, principalmente de barro, pois além de estar com a aparência mais limpa irá retirar o peso da terra.
O excesso de peso no veículo pode aumentar muito o consumo de combustível. Se o veículo estiver transportando 50 quilos acima do recomendado pelo fabricante, o consumo aumenta em 1%. 5 – Velocidade: O consumo de combustível do carro aumenta 20% quando está acima de 100 km/h.
Selecione posto de combustíveis certos e de sua confiança
A qualidade do combustível também precisa ser levada em consideração, é importante você ficar atento a marcas desconhecidas e o valor fora da realidade atual. Evite combustíveis famosos como “batizados”, alterados, principalmente as bombas com defeitos.
Ressaltando que é muito importante se planejar para viagens longas, evitando abastecer no primeiro posto que surgir, pois além de você não conhecer a qualidade, o preço do combustível é elevado.
Uso do ar condicionado
Tecnicamente o indicado seria dentro das cidades andar com os vidros abertos para ventilar, mas infelizmente não é a realidade, em cidades maiores a qualidade do ar está prejudicada, esse ar pode nos trazer doenças e fazer mal à saúde, relembrando o perigo a noite com os assaltos frequentes.
Em rodovias é aconselhável manter os vidros fechados. O uso do ar condicionado está ligado diretamente ao consumo de combustível, já que o equipamento é operado pelo motor. Carros com menor cilindrada gastam mais com o ar ligado. Por isso, use o ar apenas quando realmente for necessário.
Seguindo essas dicas, além de economizar combustível, vai estar zelando pela segurança de si mesmo e de sua família, tendo resultado em suas economias pessoais em seu benefício próprio. É de extrema importância relembrar e zelar pelo meio ambiente, economizando ou até mesmo evitando de estar utilizando o veículo, colabora e proporciona uma melhora tanto para sua saúde quanto para a saúde do meio ambiente.
Com o preço da gasolina tão elevado, toda economia é bem vinda, portanto, aqui tem mais uma dica para você empreendedor economizar na hora de emitir seu CTe totalmente de graça!
Utilize o emissor FreeCTe! Baixe, instale e use clicando no botão abaixo.