O atraso na entrega pode causar um grande prejuízo para a empresa. Em nosso cotidiano decorrente aos eventos atuais, podemos notar uma crescente demanda na compra por e- commerce, tanto produtos físicos quanto alimentares, a empresa que faz a entrega em boas condições e dentro do prazo estipulado, são as que mais se destacam, mas lembrando que a conquista ao cliente começa mesmo antes da entrega, por mais que ela seja fundamental.

Antes do produto chegar o consumidor gera um grande expectativa que seu pedido chegue o mais rápido possível e dentro do prazo.

Passado o prazo e o produto não chegar, faz com que a ansiedade aumente cada vez mais. 

Marketingplace

Percebemos também que o marketplace está sendo umas das modalidades de vendas pela internet que vem crescendo muito nos últimos anos, trata-se de uma iniciativa adotada por algumas das grandes redes que vendem pela internet, no qual adotam uma estratégia que intermedia a venda de inúmeros produtos fornecidos por outras empresas parceiras.

Assim, as grandes redes oferecem inúmeros produtos em seus sites, mas quem de fato os vende e entrega são seus parceiros. E muitas das vezes tais parcerias não têm estrutura ou estoque suficientes para atender a todos os pedidos. O resultado é que o prazo de entrega prometido deixa de ser cumprido deixando os clientes insatisfeitos.

Em outras palavras, a loja no qual você está comprando não é  a mesma que está lhe vendendo, é apenas  intermediária do negócio e não tem controle sobre o estoque e entrega da empresa parceira.

Essa intermediação certamente tem um custo que é repassado ao consumidor. Nesse caso o cliente está amparado pelo Artigo 34 do Código do consumidor que consiste em: ” O fornecedor do produto ou serviço é solidariamente responsável pelos atos de seus prepostos ou representantes autônomos.” 

A empresa deve cumprir o prazo de entrega informado no momento da compra, pois o atraso na entrega de produto  que foi comprado é considerado um descumprimento de oferta por parte do fornecedor que fez o anúncio segundo o artigo 35 do Código do consumidor, que consiste em (Se o fornecedor de produtos ou serviços recusar cumprimento à oferta, apresentação ou publicidade, o consumidor poderá, alternativamente e à sua livre escolha:

        I – exigir o cumprimento forçado da obrigação, nos termos da oferta, apresentação ou publicidade;

        II – aceitar outro produto ou prestação de serviço equivalente;

        III – rescindir o contrato, com direito à restituição de quantia eventualmente antecipada, monetariamente atualizada, e a perdas e danos.

As pessoas de bem devem fazer valer o seu direito e reclamar quando for preciso. Essa é mais uma conquista pelo respeito a todos os consumidores.

Causas principais que colaboram com o atraso na entrega

Uma vez identificado as causas das entregas fora do prazo, poderá partir para as melhorias na operação. 

Quando não há gestão eficiente de entradas e saídas de mercadorias, monitoramento e gestão de devoluções, rotas mal formuladas ,desvios não programados, várias durante o transporte, erros na separação.

Má gestão no estoque;

Erro na emissão dos documentos fiscais;

Falha operacional no veículo de transporte;

Acidentes de trânsito;

Além desses exemplos que foram citados acima, um grande fator que pode ser feito a diferença se for encontrado e pontuado é a má gestão interna.

Dado ao levantamento:

O que pode ser feito para haver melhoria?

Possuir um sistema de rastreamento para acompanhar o andamento da mercadoria, até mesmo para informar ao cliente qual é a movimentação do produto comprado.

Criar uma plataforma de fácil acesso e entendimento, uma forma de tranquilizar e informar seu cliente que sua empresa se importa com a mercadoria e com ele, sua preocupação. 

Ter eficiência na comunicação interna. Além de manter a comunicação com seus clientes, primeiramente precisa ter uma comunicação eficiente com seus próprios colaboradores, pois a melhoria e atraso na entrega pode estar ocorrendo fora da rodovia. 

Manter um ambiente harmônico entre os colaboradores. Portanto, eles precisam estar bem informados e treinados para que todo o processo corra de maneira fluída e sem atrasos. Quanto maior e melhor for a comunicação e a abertura com os empregados, maiores as chances de trabalhar os feedbacks negativos, desenvolver soluções, conhecer melhor o perfil dos clientes e garantir um ambiente atrativo de trabalho, que leve essas pessoas a desempenharem seus papéis com maior prazer e consequentemente, com o aumento da boa repercussão da marca.

Monitoramento dos veículos com eficácia – ter um bom veículo de entrega, com os revezamentos em dia, poderá algum desvio ou parada durante a rota para concertos que poderiam ser evitados é importantíssimo manter a qualidade do veículo que efetua a entrega.

Terceirização

Por mais que foram identificadas e feitas as melhorias, ainda deve ser feito o monitoramento para verificar se ainda o processo está em andamento ou se está desviando do objetivo, além do mais o mercado está cada vez mais exigente, portanto não tenha medo da mudança e atualização. 

Seja sincero e honesto caso houver atraso, justifique qual foi o motivo para o consumidor, seja transparente isso irá acalmar o cliente e ele irá entender o que ocorreu, evitando reclamações e má indicações.   

Entretanto nesse cenário o que piora é a falta de informação sobre o real status do envio de um produto gera ainda mais prejuízos ao consumidor, pela falta de transparência da empresa. Contudo o que os consumidores procuram são seus direitos, e com razão. 

Para que assim sua empresa tenha sucesso na etapa logística de suas entregas e conseguir a redução de atrasos é importante contar sempre com processos inteligentes, com tecnologia e inovações para atender às muitas demandas.

Se for terceirizada as entregas é preciso fechar com parceiros logísticos que atenda as demandas de entrega de seu negócio, é também importante buscar boas referências, e que possam contribuir oferecendo menor preço e agilidade nas entregas.

Porque a responsabilidade maior da entrega é do fornecedor, que está com o nome de sua empresa a frente e não da empresa terceirizada contratada para realizar o frete

O que fazer quando há atraso na entrega?

Primeiramente é importantíssimo entrar em contato diretamente com o fornecedor ou vendedor do produto, pois são as pessoas mais indicadas para lhe dar a informação atual de sua encomenda. Caso houver um problema ao tentar contatar, ainda tem opções como: 

Fazer uma reclamação no portal Reclame aqui

Registrar o que se procede no consumidor.gov

Se realmente for necessário, no último caso entrar no Juizado Especial contra a empresa 

Estes são os meios que podem ser utilizados para fazer uma reclamação.

Primeiro, entra com uma reclamação no Reclame aqui!

Se com o passar dos dias  não der certo, procure o Juizado de Pequenas Causas da comarca de sua região. Leve   todos os seus documentos pessoais como RG, CPF, comprovante de residência. Pra então lá eles marcarem uma audiência depois de um determinado tempo. Nessa audiência você tem de levar os documentos comprobatórios  como a Nota Fiscal do produto, e-mails, extrato do cartão de crédito, entre outros, até mesmo o print da página do Reclame Aqui! e outros que comprovem que você entrou em contato com a loja antes.

Já na audiência você poderá pedir o ressarcimento do valor pago ou cumprimento forçado da obrigação, e além disso, não esqueça de pedir para o juiz a inversão do ônus da prova isto é, a empresa deve comprovar que entregou no seu endereço e que a suposta assinatura seria sua, pois assim não é você que tem que provar que não recebeu o produto. E mencione o art. 35 do Código de Defesa do Consumidor. 

Ganhando a causa, a empresa seria obrigada a te devolver o seu dinheiro ou cumprir com a obrigação acordada, como a entrega do produto, dependendo daquilo que você propuser no Juizado.

Vantagens de ter uma logística no transporte 

Quando há o uso de um roteirizador isso dificilmente acontece, já que a ferramenta escolhe os melhores caminhos e otimiza o trabalho do motorista 

Sistemas que estabelecem a comunicação direta entre o motorista e o cliente para negociar local da entrega caso não esteja no momento da entrega.

Isso consiste em montar uma boa gestão de entrega, acompanhar e informar o cliente por meio de comunicação o percurso e os imprevistos da viagem, aumentar a segurança das entregas, melhorar a confiança do cliente, e assim reduzir o número de devoluções.

Dado às informações citadas acima é aconselhável sempre manter o monitoramento, após identificar o que provoca a entrega fora do prazo e definir como e prevenir, ainda é necessário acompanhar o processo e mudanças que foram implantadas como planejado. Com um monitoramento constante, isso antecipa e possibilita fazer modificações na operação.

Tenha muito cuidado com seus documentos fiscais como CTe e MDFe emitidos, isso pode ser uma das causas dos atrasos. O FreeCTe te ajuda na emissão para que o documento seja gerado de maneira eficiente para não atrasar a sua entrega.

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