Definir os valores cobrados dos clientes pelos serviços de transporte é uma parte importante de uma empresa lucrativa, certo? Entretanto, muitos gestores não sabem exatamente como acertar na precificação – e uma tabela de frete para transportadora pode ser muito útil nestas situações.

Com base em uma tabela de frete para transportadora, torna-se possível simplificar o cálculo dos valores cobrados pelo transporte de cargas. Dessa forma, sua empresa consegue adotar preços compatíveis com o mercado, responder as cotações de clientes rapidamente e garantir que a margem de lucratividade sempre seja respeitada.

Mas como criar uma tabela de frete para transportadora? Confira algumas dicas que vão ajudá-lo ao longo deste artigo!

O que é uma tabela de frete?

Imagine o seguinte: você é uma transportadora localizada em Santa Catarina. Alguns de seus clientes contratam seus serviços para pequenas entregas no interior do estado. Enquanto isso, outros clientes necessitam de grandes remessas para a região Norte do país.

Se você oferecesse um valor de frete fixo, esses clientes poderiam acabar pagando valores muito semelhantes. Mas, claramente, isso não faz sentido para você ou para eles.

Uma tabela de frete para transportadora existe justamente para que essas situações não aconteçam. Com base nas taxas da tabela, você pode oferecer taxas calculadas de forma personalizada em qualquer cenário de remessa.

Tabela de frete vs taxas fixas

A principal diferença entre as taxas de tabela e as taxas fixas é que as taxas de tabela são totalmente personalizadas para seu modelo de negócios e necessidades específicas.

Com taxas fixas, você cobra uma taxa uniforme para todas as remessas que se enquadram no mesmo local ou categorias de produtos. Você pode ter mais de uma taxa fixa disponível – como para diferentes velocidades de envio – mas as taxas serão sempre as mesmas, independentemente do peso ou destino da remessa.

A utilização de uma taxa fixa faz um ótimo trabalho em manter as coisas simplificadas e diretas, mas nem sempre permite que você forneça aos seus clientes as taxas mais eficientes, acessíveis ou precisas.

Enquanto alguns clientes podem achar suas taxas fixas uma grande pechincha – digamos, se eles estão fazendo envios de grandes pedidos para todo país – outros conseguem um negócio muito menos atraente. Enquanto isso, você está absorvendo quaisquer custos de envio adicionais que possam surgir, sem nenhuma maneira de repassar a cobrança aos clientes.

Com o uso de uma tabela de frete, você pode definir taxas específicas para cenários específicos.

Você pode criar regras em torno do destino de uma remessa, zonas de envio, disponibilidade, peso da carga, número de itens, categoria do produto, preço e muitas outras variáveis.

Simplificando, uma tabela de frete para transportadora incorpora suas regras de precificação de uma forma limpa e regulamentada que mantém a consistência e eficiência. É uma mudança que sua empresa e seus clientes irão apreciar.

Como criar uma tabela de frete para transportadora?

Para criar uma tabela de frete para transportadora é fundamental considerar todos os fatores que interferem no valor que deve ser cobrado do cliente para manter sua margem de lucro. Essencialmente, você deve considerar o que é melhor para você e para o cliente, encontrando um bom equilíbrio entre velocidade, conveniência e acessibilidade.

Portanto, a montagem da sua tabela de frete passa pela identificação dos elementos que interferem nos valores do serviço:

  • Quantidade de produtos. Pode parecer simples, mas quantos itens estão sendo enviados? Algo tão óbvio como a quantidade do produto pode ter um grande efeito no seu frete e no custo disso para você e seus clientes.
  • Peso. Outra coisa a se considerar é o peso da carga. O envio de um lote de produtos de cerâmica certamente tem um peso maior do que um lote de camisetas, certo? E isso significa mais custos para a sua transportadora.
  • Tipo de carga. Algumas remessas exigem cuidados especiais – como alimentos, objetos sensíveis ou medicamentos. Nesses casos, é fundamental considerar os valores adicionais necessários com embalagens especiais ou conservação.
  • Destino. O destino exerce uma influência de diversas formas nos preços cobrados: distância que é necessário percorrer, condições da estrada, passagem por regiões perigosas, necessidade de várias paradas, entre outros fatores.
  • Quilometragem. Aqui a lógica é bem simples: quanto mais longo é o percurso, maiores serão os gastos com combustível, desgaste dos veículos e com o motorista.
  • Tipo de veículo utilizado. O veículo ideal para o serviço pode variar conforme as características do serviço. Esse deve ser outro fator considerado na tabela de frete para transportadora.
  • Gestão de riscos. Alguns transportes podem oferecer riscos maiores que outros, certo? Isso pode incluir riscos de acidentes, assaltos, perda de objetos, entre outros. Por isso, é possível cobrar um valor adicional para lidar com os possíveis gastos extras que podem surgir.
  • Impostos. Todos os impostos e taxas que incidem sobre o serviço de transporte devem ser considerados na precificação do serviço.
  • Cobranças adicionais. Por fim, todos outros possíveis gastos podem ser considerados na criação da tabela de frete – como transporte em regiões com tráfego pesado ou tarifas pelo despacho.

Está preparado para criar sua tabela de frete?

Com base em todos os elementos que acabamos de analisar, você tem todas condições de criar a tabela de frete para a sua transportadora.

Você pode começar pelos pontos básicos: custos de acordo com o peso das mercadorias e destino da carga. A partir disso, pode acrescentar todos os outros custos extras que fazem parte do serviço – como a necessidade de um veículo especial ou um adicional pela gestão de riscos.

Utilizando sua tabela de frete para transportadora, certamente será mais prático e intuitivo enviar cotações para seus clientes e garantir que você está cobrando um valor justo!

Você gostou das dicas para criar uma tabela de frete para transportadora? Ficou com alguma dúvida sobre o assunto?
Deixe o seu comentário!