Ter em mãos o certificado digital é uma das partes cruciais de enviar o seu conhecimento de transporte, além de ser uma forma simples de assinatura ele oferece muita segurança.
Com a obrigação do uso do certificado digital, as empresas ficam em dúvida sobre os dois modelos disponíveis, o certificado A1 ou certificado A3.
Quais são os modelos de certificado digital existentes?
Para se emitir corretamente os seus documentos eletrônicos é necessário ter em mãos um certificado digital, portanto existe uma grande duvida neste processo, no mercado atualmente existe dois tipos de certificado digital.
O Certificado modelo A1 é um tipo de arquivo instalado diretamente na sua máquina além disso, funciona em vários computadores simultaneamente, o que para algumas empresas é muito vantajoso.
Ele tem a validade de 1 ano e não precisa de nenhum requisito especial, apenas a sua instalação na máquina já é o suficiente para que o mesmo funcione, portanto é um um ótimo pedido para quem deseja agilidade.
O Certificado A3 é um modelo físico, ou seja ele vem armazenado em um token que normalmente pode ser um cartão ou um pen drive, desta forma ele não fica armazenado na sua máquina e sim no dispositivo, por isso precisa de mais cuidado em manuseá-lo.
Se o seu certificado digital vier dentro de um pen drive o processo é bem simples, basta apenas plugar ele na sua máquina e instalar os arquivos de leitura, feito isso ele já está pronto para uso.
Mas se ele vier em formato de cartão, precisa ter uma leitora que geralmente é oferecida junto com o cartão pela certificadora, que vai conectado no seu computador.
O certificado A3 é um modelo muito frágil que pode se quebrar durante o uso do dia a dia ou pode facilmente se perder em meio a pen drives normais.
Então tome muito cuidado ao manusea-lo porque caso tenha algum problema, o sistema é incapaz de fazer a leitura e também de enviar o seu conhecimento de transporte.
Qual a função do certificado?
Ele tem uma função muito simples, ele é o responsável pela validade jurídica dos documentos de transporte seja ele CTe ou MDFe que sua empresa pode emitir.
Outra função importante do certificado digital é desburocratizar a rotina de algumas empresas, que antes precisavam ir pessoalmente fazer certos procedimentos por conter uma assinatura.
Neste caso o certificado veio para ajudar, a assinatura é feita de maneira digital, facilitando assim todo o processo.
Processos que são feitos em bancos e declarações dependem do certificado digital para serem autorizadas e confirmadas, basicamente como uma assinatura digital.
Qual formato escolher?
A escolha do certificado digital vai depender muito do processo interno da sua empresa, se caso ela precise mover o certificado digital de um ponto até o outro rapidamente, o certificado A1 é a melhor escolha.
Basta apenas enviar por email e instalar na maquina.
Agora se a sua empresa precisa cortar alguns custos e ser apenas um ponto de emissão o recomendado é o certificado A3 por ser mais barato e com pouca mobilidade.
Entre em contato com uma certificadora e verifique os valores e levante um orçamento de qual seria melhor sua empresa adquirir.
Acima de tudo o seu certificado pode ser facilmente inserido dentro do FreeCTe emissor de conhecimento de transporte e Manifesto eletrônico.
Assim que emitir o seu certificado você já pode começar a sua emissão de maneira simples e objetiva, e pode contar com uma equipe de suporte que vai te ajudar se tiver alguma dúvida.
Clique no link abaixo e comece suas emissões agora mesmo no FreeCTe!
O emissor de CTe preferido, por mais de 12 mil transportadoras.