Tudo que você consome hoje no seu dia a dia, seja produtos, alimentos, eletrônicos, tudo que circula no mercado, possui o ICMS, um imposto que sua empresa precisa se preocupar.
Você sabia que esse imposto também é cobrado em serviços como transporte de cargas? Exatamente, ele é cobrado tanto em produtos como também é cobrado em serviços, e sua transportadora, ou seu pequeno negócio também precisa passar por esse processo.
Mas você empreendedor de transporte sabe o que ICMS?
Significa Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços
Como eu disse acima é um imposto tanto para mercadorias quanto para serviços, no caso se encaixa também no transporte, sendo ele interestadual ou intermunicipal
O valor que sua empresa vai pagar no imposto geralmente já é embutido dentro próprio serviço. Esse imposto ele muda de serviço para serviço, então deve se atentar juntamente com seu contador em como fazer esse processo para não ter problemas.
No caso de produtos, existem alguns que são isentos, no caso de jornais, livros, entre outros, porém em serviços isso não acontece frequentemente.
Mas e no frete, como calcular?
Sendo um imposto que é cobrado de município para município e estadual para estadual, deve-se levar em conta que pode haver alterações nos valores, por isso verifique corretamente
Verificando o estado para qual vai a sua mercadoria, você pode encontrar a alíquota interna do estado e fazer o cálculo, descobrindo quanto de imposto será cobrado naquela operação.
Geralmente as alíquotas variam entre 7%, 12% até 18%, mas isso depende muito dos estados que estão envolvido na operação.
Muitos sistemas de emissão de conhecimento de transporte, exigem do cliente fazer esse cálculo manualmente, tornando muito mais complicado a usabilidade.
Imagine sua empresa fazendo os cálculos, toda vez que emitir um conhecimento de transporte precisa abrir uma segunda planilha e procurar as alíquotas e fazer o cálculo manualmente de todas essas operações.
Isso certamente atrasaria o processo de emissão, e também poderia chegar a atrasar o cliente.
O imposto é uma parte importante que ocorre dentro da sua transportadora, ou seja, tem o dinheiro da empresa envolvido, então é melhor deixar esse processo da maneira mais prática possível.
Como calcular de forma automática?
Existem muitos sistemas que fazem esse processo de forma automática, também existem planilhas que colocando o valor e escolhendo o estado também geram o cálculo automaticamente.
Mas mesmo assim, tirar o valor de dentro da planilha e passar para o sistema pode ser uma brecha para erros.
Pensando nisso, o FreeCTe pode lhe proporcionar essa agilidade nos impostos, quando sua empresa vai emitir um conhecimento de transporte, esse cálculo é feito automaticamente, sem brechas para erros.
O sistema pega as informações direto do cadastro do cliente, e faz todo o trâmite com o estado, e busca sua alíquota, e então é só fazer a conta básica e trazer o resultado correto para você.
Com isso você pode focar diretamente na entrega do seu produto e economizar tempo e também não precisa se preocupar com os impostos que estão ocorrendo no momento da emissão, e se tiver alguma dúvida, pode encaminhar o XML para seu contador para ele verificar.
Usando o FreeCTe você fica despreocupado dos impostos que estão ocorrendo e pode focar no resultado para seus clientes, então não perca tempo, clique no link abaixo e comece a utilizar agora mesmo o FreeCTe.