Para que uma empresa cresça no mercado, independentemente de seu tamanho, é preciso fazer uma gestão de transportadoras que permita atingir os objetivos propostos e tomar as melhores decisões quanto à sustentabilidade do negócio. 

É um desafio para qualquer empresa, mas se você estiver abrindo uma transportadora, fica mais fácil superá-lo. Dessa forma, evitará erros básicos e prejuízos tanto para os clientes quanto para o seu negócio. 

Saiba agora a real importância de fazer a gestão de transportadoras!

Entenda o que é gestão de transportadoras  

A gestão de transportes é um dos pilares para o desenvolvimento da transportadora, afinal, inclui processos e atividades que visam o aprimoramento das entregas com segurança e eficiência. 

Dentro dessas ações estão inclusas a separação de produtos, armazenagem, estoque, manutenção de veículos, planejamento de rotas, treinamento de motoristas, transporte e entrega — tudo o que permite realizar a operação dentro do prazo e com o máximo de qualidade. 

Fazer a gestão de maneira eficiente auxilia na busca por soluções ágeis e de baixo custo para eliminar os problemas de distribuição, armazenagem e transporte, mesmo diante de tantos gargalos logísticos no modal rodoviário. 

Conheça os maiores desafios da gestão de transportadoras 

Cerca de 75,9% das cargas que circulam no Brasil são feitas pelas rodovias, segundo pesquisa de Custo Logístico no Brasil realizada pela Fundação Dom Cabral.

Porém, há muitos desafios a serem superados para realizar um trabalho com qualidade. Confira alguns deles. 

Adoção de tecnologias 

Investir em tecnologia é imprescindível para o sucesso de uma empresa, principalmente no setor de transportes. Ela facilita a desburocratização de tarefas diárias, permitindo maior produtividade e agilidade no trabalho. 

No entanto, é preciso escolher softwares realmente eficientes, que atenderão às necessidades da empresa. Assim, pesquise quais são os melhores sistemas do mercado e priorize as funcionalidades que farão a diferença em seu negócio. 

Roubo de cargas 

Infelizmente, os números de roubos de cargas nas estradas brasileiras são desanimadores. Segundo estudo da Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC&Logística), no ano de 2018 mais de 22 mil ocorrências foram registradas no país. Os prejuízos são altos e afetam toda a cadeia logística e os clientes. 

A solução é fazer seguro e investir na tecnologia de rastreamento de carga para proteger a frota e evitar perdas. Isso não soluciona o problema, mas ameniza os prejuízos. 

Altos custos 

O custo da operação de transporte não é nada barato, visto que há despesas com combustível, manutenção de veículos, tributos etc. Ao fazer esse controle manualmente, você corre o risco de cometer erros e de comprometer o caixa da transportadora. Portanto, use um bom sistema de gestão de transporte que possa controlar os gastos em tempo real. 

Pontualidade na entrega 

Os clientes estão mais exigentes e a pontualidade das entregas é um dos diferenciais das transportadoras. Os atrasos prejudicam a imagem da empresa, deixando o consumidor insatisfeito. Assim, é preciso fazer uma gestão de entrega delineada para que as mercadorias cheguem no prazo determinado. 

Terceirização de serviços 

A terceirização de serviços pode simplificar tarefas, economizar custos e aumentar a produtividade. Para tal, é necessário ter parceiros logísticos comprometidos com a qualidade dos serviços prestados, que ofereçam tudo o que a empresa precisa. 

Saiba quais são as consequências de não implementar uma gestão eficiente 

A transportadora que não estabelece um processo de controle, planejamento e organização abre precedentes para que erros de documentação aconteçam. As consequências incluem multa e apreensão do veículo ou da carga.

Descuidar da gestão também facilita a ocorrência de assaltos, acidentes e outros imprevistos que podem atrapalhar a eficiência da entrega durante o trajeto. 

Para evitar maiores problemas e prejuízos, é importante investir em softwares específicos que possam realizar uma gestão adequada e, inclusive, fazer o rastreamento dos veículos para bloqueá-los a distância, quando necessário. 

Esperamos que você tenha compreendido a relevância da gestão de transportadoras para enfrentar desafios, estabelecer medidas eficientes de trabalho e fazer com que os negócios evoluam

Para que isso aconteça, conheça os principais erros de gestão de transportadora que sua empresa não deve cometer.