Os indicadores de desempenho logístico, chamados também de KPIs (Key Performance Indicator), são essenciais para uma transportadora, pois medem e avaliam a performance dos processos da empresa para que ela saiba o que precisa ser mudado.

Eles são personalizados conforme o interesse das transportadoras. Por exemplo, para uma, o tempo de entrega é um indicador relevante, já para outra, a redução de custos é essencial. Por isso, há diversos indicadores que abrangem áreas como a de transporte, gestão de estoque, armazenagem etc.

Saiba neste post a importância de ter esse acompanhamento e quais são os ideais para o transporte de carga.

Entenda o que são os indicadores de desempenho logístico

Os indicadores de desempenho logístico são métricas que avaliam a eficiência da transportadora para o cumprimento das suas atividades. Eles medem os níveis dos serviços em vários processos logísticos, ou seja, como os gestores estão desenvolvendo o trabalho.

Dessa maneira, com os resultados, realizam uma melhora contínua nos processos e tomam decisões mais acertadas. Na prática, criam excelência nos serviços já que os profissionais procuram a otimização dos indicadores.

Não adianta ter os KPIs se esses não forem monitorados, pois a logística precisa de melhorias constantes para que os processos da empresa estejam alinhados às necessidades dos clientes. Assim, entender bem cada indicador proporcionará benefícios como:

  • progresso permanente no desempenho da organização;
  • números reais e precisos para auxiliar na tomada de decisão;
  • conhecimento real dos resultados da transportadora aos sócios, colaboradores e clientes.

Conheça os indicadores de desempenho logístico mais relevantes

Agora que você sabe o que é a importância dos indicadores de desempenho logístico, veja quais são os mais indicados para sua transportadora.

1. OTIF (On-Time & In-Full)

O OTIF mede a operação pela visão do cliente, é considerado o mais importante, porque avalia o cumprimento de prazos (on-time) e eficiência dos processos de atendimento (in-full), verificando se o pedido foi entregue conforme o consumidor solicitou. Resumindo, completo, sem erros e com as especificações esperadas. Para isso, deve constar:

  • a data e a hora em que o pedido foi processado;
  • a previsão de entrega ao cliente;
  • o registro de OTIF sempre atualizado.

2. OCT (Order Cycle Time)

É o espaço de tempo desde o recebimento do pedido à entrega. Esse período é avaliado diante da expectativa do cliente, após a transportadora informar o prazo da entrega prevista. Para medir o OCT, é necessário considerar a localidade, se for perto, um prazo de 24 horas, e se for mais distante, até o limite de 350 quilômetros. O cálculo é baseado na data de entrega menos a data do pedido.

3. OFR (Order Fill Rate)

O OFR determina o tempo interno gasto para entregar um pedido, desde a solicitação até a expedição na transportadora ou outra maneira de entregar. Assim, fica mais fácil o gestor saber o que acontece com a mercadoria antes de ela sair da fábrica. É importante fazer o acompanhamento para entender se a equipe está melhorando ou não.

Veja como interpretar os resultados

Uma vez que os dados estão prontos para fazer a interpretação, basta compará-los com as informações de períodos anteriores, mas tenha já uma meta estabelecida do que é considerado viável pela empresa e pelos concorrentes. Desse modo, saberá se os números apresentados estão superando as expectativas ou se é necessário fazer alguns ajustes.

Trabalhar com os indicadores de desempenho logístico não é difícil. É preciso ter critérios já estabelecidos para saber se os resultados estão atingindo ou não os objetivos propostos pela empresa e atendendo as necessidades dos clientes.

Entendeu como funciona os KPIs? Agora, veja os prós e contras da frota própria ou terceirizada.