Transportar mercadorias pelas rodovias brasileiras é um desafio todos os dias, pois as condições das estradas não são satisfatórias e há muita insegurança, decorrente de furtos. Segundo dados da Confederação Nacional do Transporte, entre 1998 a 2017, foram mais de 285 mil roubos, o que revela a importância do rastreamento de cargas.

Considerada uma ferramenta na gestão das transportadoras, o rastreio é uma solução tecnológica estratégica que beneficia empresas, transportadoras e clientes. Inclusive, visa otimizar o processo, reduzindo os gargalos desse setor.

Por esses motivos, preparamos este post sobre rastreamento de cargas para que você possa entender mais sobre o assunto. Aproveite a leitura!

Entenda o rastreamento de cargas

Imprevistos sempre podem acontecer e prejudicar a entrega da carga — um acidente, problemas no caminhão, congestionamento e roubo da mercadoria, por exemplo. A transportadora que usa o rastreamento de cargas consegue acompanhar tudo que ocorre, em tempo real, desde a localização do veículo, produtos transportados, trajetos e destinos.

Assim, qualquer contratempo é avisado para que medidas necessárias e eficazes sejam tomadas. A agilidade para solucionar o caso e dar uma posição atualizada ao cliente é primordial para o bom andamento das entregas, trazendo segurança e evitando falhas durante o processo.

1.Rastreamento de cargas com GPS 

Para que haja contato entre transportadora e motoristas, os profissionais usam a comunicação via rádio, satélite ou telefonia celular. Para localizar os caminhões ou carros é utilizado o sistema de posicionamento veicular, conhecido como GPS.

O acompanhamento ocorre por GPS (rádio navegação por satélite) ou GPRS (transferência de dados entre celulares). Dessa forma, o gestor da transportadora será informado sobre a velocidade desempenhada, abertura e fechamento das portas do veículo, tempo de trabalho do motorista, relatórios e outros dados.

Se o responsável perceber algo errado ou receber um alerta, ele poderá bloquear o caminhão pelo computador, tablet ou celular.

2. Radiofrequência 

Embora estejamos vivendo na era da internet, os sinais de rádio ainda são muito usados. O rastreamento com radiofrequência acompanha os veículos em tempo real até em lugares fechados como túneis e subsolo, pois não recebem interferência de inibidores de sinal.

Também são usadas etiquetas de RFID (Radio Frequency Identification), que respondem a sinais de rádio emitidos por uma base. Eles podem ser passivos (recebem o sinal enviado pela base transmissora e respondem a este sinal), semipassivas e ativas (tem bateria e são capazes de emitir quanto de receber os sinais).

3.Telemetria 

A telemetria é outra tecnologia para rastreamento de cargas. Por meio de sensores instalados nos caminhões é possível saber tudo da operação:

  • distância percorrida pelo caminhão;​
  • frenagens bruscas;
  • velocidades que passaram da média;
  • tempo que o veículo ficou parado;
  • índice de consumo de combustível;
  • relatórios quanto a jornada de trabalho do motorista;
  • mostra erros do motorista ao dirigir que comprometeram a segurança.

Existe a telemetria analógica e a digital. Os veículos fabricados desde 2009 podem contar com a tecnologia digital, que é muito minuciosa.

Saiba a importância de investir nessa tecnologia 

Trabalhar e crescer sem tecnologia atualmente tornou-se inconcebível. Nesse mercado contemporâneo a aplicação correta dos recursos tecnológicos é imprescindível.

Para administrar uma transportadora, deve-se utilizar um software de gestão de estoque, frotas, uso de equipamentos, ferramentas para deslocamento e empilhamento e tecnologia para rastreamento de cargas.

Tudo isso, quando bem aplicado, será transformado em crescimento e lucratividade, justificando o capital investido, além de reduzir custos e riscos.

Com a malha viária extensa do Brasil, transportar cargas sem respaldo é quase um suicídio empresarial. Por isso, hoje você pode conhecer as tecnologias em termos de rastreamento de cargas, para que consiga investir em segurança no transporte de mercadorias de seus clientes.

Se interessou pela área de tecnologia para transportadora? Então, conheça um pouco sobre Logística 4.0!