Os custos são pontos cruciais de qualquer empresa e de todos os departamentos envolvidos. Se bem geridos, tornarão o empreendimento mais lucrativo e competitivo perante o mercado em que atua. O custo do transporte em uma transportadora não é diferente.

Valores de combustíveis, estradas ruins estragando os veículos e impostos altos têm feito com que os empresários do ramo de transporte tenham de encontrar alternativas para minimizar os custos cada vez maiores em seu planejamento financeiro.

Diante de tudo isso, trazemos no post de hoje 6 dicas de como reduzir os custos no transporte de cargas. Fique com gente e acompanhe a leitura!

1. Faça a roteirização

Antes que o veículo saia da transportadora, é primordial que o motorista tenha com ele o roteiro que deverá seguir para percorrer uma menor distância em menos tempo. Há muitos sistemas que prestam esse tipo de serviço, pois ter tudo automatizado facilitará o trabalho de todos.

O benefício será verificado na redução dos custos operacionais com combustível, menor desgaste mecânico do veículo e redução da emissão de poluentes. Além disso, agregará valor aos seus serviços pela pontualidade nas entregas.

A roteirização também pode ser usada para entregar um fluxo de mercadorias para uma mesma região, evitando idas e vindas desnecessárias.

2. Monitore o comportamento dos motoristas

Com a tecnologia avançada como está, é possível fazer o monitoramento do comportamento dos motoristas, levantando informações importantes para a empresa como se ele está usando o veículo para outros fins, se saiu da rota estipulada, número de frenagens, velocidade excessiva e muitos outros dados.

De posse dessas informações é possível tomar atitudes corretas visando amenizar ou mesmo prevenir algum custo e acidente.

3. Bloqueie os veículos de forma remota

Você não está lendo um livro de ficção, é isso mesmo. Por meio da tecnologia você pode bloquear e desbloquear um veículo à distância. É um investimento para diminuir os custos, pois pensa se o caminhão fosse roubado e transportasse uma carga de alto valor?

Com indicações que saiu da rota planejada e contato do motorista, você pode acionar o sistema para parar o veículo, evitando que os ladrões desapareçam com o caminhão e a carga.

4. Realize manutenções periódicas para prolongar a vida útil das peças mecânicas

Em uma transportadora os veículos rodam muito, sofrendo grande desgaste dos componentes mecânicos, fluídos, mecanismo hidráulico dos caminhões etc. Fazendo as manutenções periodicamente as avarias diminuirão. Assim, os veículos ficarão menos tempo parados e a vida útil das peças será prolongada. Inclusive, o custo por quilometragem também sofrerá redução.

5. Escale os veículos proporcionais à necessidade a ser atendida

A informação é básica, mas precisa ser reforçada. Quando a transportadora for fazer a rota e a ordem de entrega, ela deve analisar qual o veículo indicado para levar as mercadorias. Assim, o atendimento ao cliente não custará mais para a transportadora e isso refletirá no custo de operação.

6. Automatize os processos

Existem alguns trabalhos dentro da transportadora que exigem a atuação do homem, mas muitos podem ser realizados por meio da informatização. Usar a tecnologia para automatizar os processos traz um grande benefício para a sua empresa, conquistando mais espaço no mercado. Os funcionários passam a atuar de maneira estratégica.

O custo do transporte é um tema recorrente, pois ele desequilibra as finanças da transportadora e mesmo a qualidade dos seus serviços. Por isso, hoje você pode conhecer algumas dicas para implantar agora mesmo em sua empresa e otimizar o trabalho de todos os funcionários, inclusive o seu. São ações para reduzir esses custos e poder, ao final do mês, fechar as contas no azul.

Outro assunto igualmente importante é a tributação na transportadora. Mantenha bem informado lendo nosso artigo sobre o assunto.