Em qualquer empresa, o uso de indicadores de desempenho é uma estratégia recomendada. Essas ferramentas de gestão dão ao profissional uma maior capacidade de identificar problemas de performance e demais fatores que impactam nas receitas da empresa.

Na área de logística não é diferente: com bons indicadores, fica mais fácil para o gestor acompanhar possíveis gargalos, otimizar fluxos operacionais e economizar recursos. Confira alguns indicadores-chave para o sucesso da sua empresa:

1. OTD

O OTD (sigla para On Time Delivery) é um indicador que pode (e deve) ser utilizado em todas as encomendas, pois permite ao negócio visualizar qual o percentual de pedidos que foram entregues no prazo. Para isso, ele realiza uma avaliação do tempo gasto entre a separação e expedição de cada item até a entrega ao destinatário. O ideal é que seja mensurado diariamente e que tenha uma taxa mínima de 90%. O cálculo considera a seguinte fórmula:

total de entregas no prazo / (número de entregas totais x 100)

2. Percentual de cargas rastreáveis

Esse indicador auxilia o gestor a melhorar a sua gestão com um fluxo operacional mais automatizado, inovador e tecnologicamente integrado. Conhecendo a quantidade de cargas que são rastreáveis, a empresa pode avaliar se há a necessidade de investir mais em tecnologias de automação ou o nível de precisão das suas rotinas.

O percentual de cargas rastreáveis é a razão entre o número de cargas que tem alguma tecnologia de rastreamento e o número de cargas transportadas em um determinado período. Caso seja baixo e a companhia tenha problemas de atrasos ou baixa satisfação de consumidores, ele pode auxiliar o gestor a definir uma melhor estratégia de modernização tecnológica.

3. Nível de serviço de entregas

A aderência a prazos é um dos principais pontos que envolvem a satisfação de consumidores. Por isso, o nível de serviço de entregas deve ser um indicador considerado pela empresa.

Essa métrica indica qual a porcentagem de mercadorias que foram entregues no prazo considerando o tempo necessário para uma carga chegar ao cliente a partir do momento em que o veículo é liberado para executar a sua rota. Assim, fica mais fácil rastrear atrasos e rotas que demandam mais prazo.

4. Tempo médio em trânsito

O tempo em trânsito mensura o número de dias (ou horas) que uma mercadoria demora para sair do estoque e ir até o cliente. Ele deve ser comparado com o tempo em trânsito médio quando o negócio utiliza outras rotas ou modais em direção ao mesmo destino. Dessa forma, a empresa consegue identificar se as suas escolhas são sempre as mais eficientes e otimizar o planejamento das suas rotinas.

A gestão de logística é uma tarefa complexa que precisa lidar diariamente com um grande número de fatores para dar certo. Nesse cenário, o uso de indicadores de desempenho pode ser a peça-chave para que o gestor consiga melhorar continuamente a qualidade do serviço prestado a fim de garantir a satisfação dos clientes e, com isso, obter melhores resultados a médio e longo prazo.

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