O assunto que sempre está na boca do empreendedor dono de transportadora é como aumentar o desempenho da sua logística com menos custos. Essa tarefa não é nada fácil e contem vários pontos a serem verificados.
A atividade de transporte é atuar como uma ligação entre os produtos fabricados e o mercado em que são comercializados, no entanto, esse conceito simplificado não abrange a real importância que a área tem e como a sua performance pode impactar um negócio.
No cotidiano da operação, os recursos disponíveis e o monitoramento constante das atividades contribuem para o aumento da produtividade e para o aprimoramento contínuo.
Pensando nesses recursos, nós separamos algumas dicas para implantar no seu negócio que podem aumentar o desempenho da sua logística.
Previsibilidade da demanda
Esse conceito é simples, tentar prever a demanda e as reações do mercado, e com isso preparar a sua empresa e os processos internos para não ser pego de surpresa.
Essa tarefa pode parecer óbvia mas ela é muito importante no processo de cada empresa, ela não pode ser colocada em segundo plano ou executada sem a devida análise.
Um exemplo simples são as promoções, se sua empresa não prever que nesse período vai ter um aumento na demanda, os riscos de problemas internos aumentam.
E claro que quem é afetado com isso é o cliente, a confiança em seus serviços pode cair.
Quem precisa ser responsável por essas demandas é o time comercial que faz a venda dos fretes e são encarregados de entrar em contato diretamente com o cliente, então a partir desse momento prever o aumento e avisar todo o time.
Com o time todo em alerta e preparado e o aumento se concretizando, todos estarão atentos para reagir e ofertar seus serviços com qualidade.
Defina estratégias
O desempenho da logística também depende de estratégias, um time que é guiado tem poucas chances de se perder no caminho do sucesso, porque já tem um caminho traçado para seguir.
Cada uma dessas estratégias precisam ser devidamente pensadas para que não haja problemas no momento da execução.
A dica é construir um planejamento da área com os recursos que estão dentro da sua empresa, em seguida, devem buscar formas eficientes de lidar com o fluxo de mercadorias.
Buscando melhores resultados no processo de entrega e também na satisfação do cliente ao receber.
Deve-se verificar também sistemas de roteirização e rastreamento. Com base nessas informações é possível criar novas estratégias e atualizar as antigas para que sua empresa sempre inove e consiga entregar sempre o melhor ao cliente.
Investimentos em recursos humanos
A relação da equipe de transporte com as demais áreas administrativas também afeta o resultado da performance logística portanto, todos os trabalhos devem ser vistos como forma de parceria, na qual cada área corresponde a uma parte da engrenagem para o funcionamento total da empresa.
É preciso que as áreas se entendam e façam a empresa fluir para o mesmo lado, investindo nessa área é possível criar medidas que ajudem nessa interação entre áreas.
Além disso, é importante uma equipe que cuide de processos gerenciais da empresa, e não sobrecarregue em poucos colaboradores, isso pode atrapalhar em vez de ajudar.
Investindo nessa área é possível o uso de aplicativos que ajudam a sua transportadora como um todo. Um exemplo é o FreeCTe, emissor de conhecimento e manifesto eletrônico.
É possível monitorar todos os conhecimentos emitidos e também facilitar a comunicação com a contabilidade, e através disso diminuir o tempo com o sistema e se concentrar em planejar estratégias internas para sua empresa.
Não perca tempo, clique no botão abaixo e comece a emitir gratuitamente agora mesmo com o FreeCTe.